Cena Política Titulo
Lua de mel petista
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/08/2014 | 07:26
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), e o deputado federal Vanderlei Siraque (PT) vivem lua de mel. Ao menos é o que eles dizem. Para os mais maldosos, a relação não é tão boa assim. Para responder às línguas ferinas, o chefe do Executivo faz questão de esclarecer a situação. O parlamentar é o nome do governo à Câmara Federal. “Tudo o que falam, de distanciamento entre nós, é especulação. É natural que no meio do processo eleitoral saiam essas fofocas. Sempre tem um comentariozinho. Não tenho nada contra outras candidaturas, mas a minha é do Siraque”, ressalta Grana, que esteve em Brasília com o deputado durante dois dias nesta semana. Os petistas descansaram no apartamento funcional disponibilizado pela Câmara. E tiveram diversas reuniões com ministros em Brasília. O prefeito, portanto, garante que cumpre acordo feito em 2011. Na oportunidade, Siraque se colocava como pré-candidato ao Paço. Para não rachar o partido como em 2007, decidiu-se que Grana disputaria a Prefeitura e o parlamentar seria o nome apoiado pela futura administração petista em caso de vitória – o êxito eleitoral se confirmou em 2012. Siraque tem adesão de Grana e de alguns setores do Executivo. O problema está na Câmara. Dos cinco vereadores petistas, apenas Bete Siraque, sua mulher, o apoia integralmente. Eles têm autonomia, reconhece o deputado. Mas que há incômodo, isso ninguém consegue esconder.

Retribuição
Regina Maura Zetone (sem partido) foi procurada por diversos candidatos em busca de seu apoio. Poucos terão. A ex-secretária de Saúde de São Caetano e candidata ao Paço em 2012 declarou adesão a Cidão do Sindicato (Solidariedade), vereador que vai disputar vaga de deputado estadual. É retribuição ao parlamentar que esteve no arco de aliança de Regina no pleito anterior.

Comparação inusitada
Candidato à Assembleia, o vereador de Santo André Bahia (DEM) fez domingo atividade ao lado do deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) no Parque das Nações. “Quero ser para Santo André o que o ACM Neto (DEM) foi para o Estado da Bahia”, disse o vereador, sobre discursos e ações do prefeito de Salvador em benefício do povo baiano.

Desgaste?
Vereadores de Santo André adiaram por dez sessões a votação das contas de 2010 e 2011 do então prefeito Aidan Ravin (PSB), hoje candidato a deputado federal. Com a postergação, há indício de que adversários dele na Câmara manobram para desgastá-lo durante a eleição, já que não há garantia de que terá os gastos aprovados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;