Política Titulo Vistoria
Alckmin promete dobrar número de câmeras de segurança

Governador assina decreto que determina integração de setores governamentais com o Detecta, sistema de monitoramento criminal

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
13/08/2014 | 07:45
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Candidato à reeleição, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu ontem dobrar as atuais 500 câmeras de segurança que servem ao Detecta, sistema de monitoramento criminal, após visita ao CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional), na região da Luz, na Capital. Em eventual próximo mandato, o tucano ampliaria a cobertura, hoje concentrada na Capital, para o Interior e regiões metropolitanas.

Alckmin assinou ontem decreto que determina integração ao Detecta de todos os órgãos do governo paulista e também permite que haja convênio para adesão pela iniciativa privada, departamentos municipais e da União. O compartilhamento seria de imagens dos circuitos das entidades e informações que possam indicar comportamentos suspeitos em áreas públicas.

O ato marcou funcionamento de forma ampliada do sistema, que passou a trabalhar com dados do canal de emergência por telefone 190.

“Hoje há 500 câmeras. Nossa proposta é dobrar para mais de 1.000 só do governo. Agora, no setor privado, há infinidade de possibilidades, pode ter 4.000, 10 mil aparelhos operando. Temos 500 câmeras que integram Detrans, rodovias, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Nova York há 6.000 e 60% não são do governo, são do sistema privado. Vai ajudar no combate ao crime organizado”, comparou o governador.

O Palácio dos Bandeirantes investe R$ 17 milhões, entre softwares, equipamentos e mão de obra, para implantação do Detecta. O desenvolvimento é da Microsoft e reproduz modelo utilizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Com a integração de informações das polícias Civil e Militar, além dos outros departamentos do governo, o sistema é capaz de acionar automaticamente 850 tipos de alarmes que reconhecem atividades criminais ou suspeitas.

“Recebemos (o aparato) com 600 alarmes de Nova York e aqui adicionamos mais 250. Portanto, vamos operar com 850 alarmes. São Paulo tem compromisso de investir em tecnologia. Nesse sistema há transferência de tecnologia e capacitação dos nossos policiais”, explicou Alckmin.

Vice-presidente de serviços para setor público da Microsoft e oficial aposentado do Exército norte-americano, Mike MacDuffie projetou que Detecta trará impacto além do modo de operação das policias. “Não vai mudar a rotina só da polícia, mas a comunidade vai passar a se sentir parte do programa”, comentou.

O Detecta ainda está em fase de implementação e deve demandar tempo para ter os efeitos sentidos pela população. “A rigor, o 190 já entrou no sistema. A cada semana você vai trazendo (novos dados). Ainda serão integrados BOs (Boletins de Ocorrências, da Polícia Civil), dados do Detran, mandados de prisão, leitores de placa”, informou Alckmin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;