Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que não dói cortar unha e cabelo?

Diferentemente de arrancar um dente e queimar o dedo essas duas partes do corpo não doem

Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC
04/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Não dói, porque fios de cabelo e unhas são formados por células mortas, chamadas de queratina. Elas não possuem vasos sanguíneos nem nervos, que são estruturas que sinalizam dor para o cérebro quando nos cortamos, queimamos ou batemos em alguma coisa.


Quando puxamos ou arrancamos o cabelo sentimos dor. Isso porque os fios estão presos à raiz, que está dentro do couro cabeludo. O mesmo acontece quando cortamos ou quebramos a unha muito próximo à cutícula. Nesse caso machuca porque essa região possui nervos.

FIOS BRANCOS

Na raiz dos fios também existem células especiais chamadas melanócitos. Funcionam como fábrica de pigmento natural produzindo melanina, substância que dá cor ao cabelo. Quanto mais dessa substância tem, mais escuro ele é.


Com o passar dos anos, a produção da melanina diminui naturalmente fazendo com que a cabeleira perca a coloração original até ficar branquinha.


Apesar de ocorrer com todos, a genética pode contribuir para que fios e pelos – incluindo barba, sobrancelha, entre outros – fiquem brancos e apareçam mais cedo ou em maior quantidade.

SERVEM PARA PROTEÇÃO

Cabelo, unhas e pelos existem para proteger o corpo. Os fios capilares e pelos possuem função térmica importante, que ajudam a isolar o couro cabeludo e a pele do calor e do frio.


A unha mantém as extremidades dos dedos longe de possíveis atritos com outras superfícies e facilita a manipulação de objetos, como agulha. Nossos antepassados as usavam para cavar e se defender dos predadores. Diferentemente deles, hoje não é preciso manter as unhas tão compridas. É recomendável que sejam cortadas para evitar sujeira.


Pelo mesmo motivo, não é legal ficar roendo unha. Esse hábito pode levar germes, vírus, bactérias e fungos para dentro do organismo e causar doenças. Além disso, os pedaços da unha podem ferir o estômago e intestino.

VOCÊ SABIA?

*As unhas crescem 3 mm por mês, sendo que as dos dedos longos são mais rápidas.

* As unhas das mãos levam de 4 a 6 meses para se renovar, enquanto as dos pés, até 18 meses.


*As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres.

*Se você é destro, as unhas da mão direita crescem em ritmo mais acelerado, e vice-versa.

*No verão, durante a gravidez e durante a recuperação de um ferimento, as unhas costumam se renovar de forma mais veloz.

*As unhas crescem até o fim da vida.

NO REINO ANIMAL...

Os animais também possuem partes do corpo formadas por queratina, como garras, bicos, chifres, pelos, cascos, espinhos, entre outros. Essas formações servem como proteção. É por isso que cágados e tartarugas têm a carapaça dura nas costas. Além disso, as partes com queratina também são usadas para o cortejo. O rinoceronte, boi e veado, por exemplo, utilizam os chifres como defesa e para demonstrar força para as fêmeas.

Leandro Isaque Oliveira Lima, 11 anos, de São Bernardo, ficou curioso com o fato de que quando corta o cabelo e a unha não sente dor. “Quando machuca o dedo e arranca o dente a gente até chora”. Ele acha que isso acontece porque o cabelo é curto e a unha é pequena. “Por isso não dói.”


Consultoria de Marcos Martinez, dermatologista da Faculdade de Medicina do ABC, e Karlla Reis, do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;