Cultura & Lazer Titulo Teatro
Dividindo experiências
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
03/12/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Chega mais uma vez a hora em que mestres e aprendizes da Escola Livre de Teatro de Santo André abrem para o público os processos aprendidos em sala de aula durante o ano todo. A partir de hoje, começa a Mostra de Processos 2001, com o espetáculo 'O Mais Simples Seria Não Começar', montagem da Formação 12.

Diariamente, até o dia 16, projetos de diferentes núcleos serão apresentados. As atividades, todas com entrada franca, estão concentradas no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santo André. Tel.: 4996-2164), sede da ELT. A programação completa pode ser vista no site www.escolalivredeteatro.blogspot.com).

Baseada em 'O Inominável', de Beckett, 'O Mais Simples Seria Não Começar' faz exercício metalinguístico para falar sobre a construção teatral numa trama que apresenta a relação assincrônica do homem com o tempo, e também de sua eterna espera pelo fim, da vida ou de algo. A subjetividade entra em cena, transformando as cenas cotidianas em uma colcha de retalhos que pode ser tecida com trechos da vida de cada um. A peça estará em cartaz até o dia 11, aos sábados e domingos, às 19h e às 20h30.

Entre os exercícios, há montagens construídas a partir de obras de dramaturgos como Eugene O'Neill, Tennessee Williams, Arthur Miller, Henrik Ibsen e Nelson Rodrigues.

Obras autorais, de mestres e alunos, também ganham vez, como é o caso de 'Catalão-Macaubal', texto do orientador e coordenador pedagógico Antonio Rogério Toscano, que fala sobre a cultura caipira e terá processo de criação aberto no dia 6, às 20h30, com previsão de estreia para março.

CONVIDADOS
Além das obras de mestres e aprendizes, três espetáculos de artistas de fora serão exibidos durante a mostra. O primeiro deles, 'Dizer e Não Pedir Segredo', no dia 7, às 19h. Do Grupo Teatro Kunyn, de pesquisa sobre o homoerotismo no Brasil, faz recortes de cenas históricas e inspiradas na vivência dos próprios atores.

No dia 8, às 17h, será a vez do espetáculo de rua 'Bandido É Quem Anda Em Bando', realização da cia Os Inventivos, formada por ex-aprendizes da ELT. A montagem aborda o universo e os personagens da rua para destrinchar as causas da desigualdade social.

Encerrando, no dia 16, às 20h30, Celso Frateschi apresenta o monólogo 'Horário', que lhe deu o prêmio Shell de melhor ator. O enredo volta à Roma Antiga para discutir o valor do sacrifício pessoal na guerra. A batalha entre Roma e Alba será travada por apenas um guerreiro de cada lado. Acontece que Horácio irá digladiar-se com seu cunhado pelas conquistas de sua terra. E o infortúnio de sua irmã será inevitável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;