Política Titulo São Caetano
Palacio definirá posição ao longo da futura legislatura
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/11/2012 | 07:40
Compartilhar notícia


 

O vereador reeleito de São Caetano Fabio Palacio (PR) diz que irá definir postura de oposição ou situação ao futuro governo de Paulo Pinheiro (PMDB) somente ao longo da próxima legislatura. O republicano foi o parlamentar mais fiel à prefeiturável governista, Regina Maura Zetone (PTB), e é visto como líder natural da oposição.

Apesar de carregar consigo a imagem de Regina e da gestão José Auricchio Júnior (PTB), Palacio está à disposição de Pinheiro para dialogar. "Não vou atrás. Tenho mandato para encerrar. Se ele entender que podemos caminhar juntos, me sentirei honrado, mas se achar que minhas ideias são antagônicas, vou ser oposição", analisa.

Visto por integrantes do núcleo duro do peemedebista como inimigo, o republicano credita a questão ao compromisso que teve com Regina. Ele chegou a ser cotado para ocupar a vice de Pinheiro, mas depois fechou com o governo. "É assim que eu faço política. Honrei meu compromisso e exaltei minha candidata. Em nenhum momento denegri a imagem do Paulo Pinheiro."

A chapa governista obteve 34,81% dos votos válidos, eleitores que não aprovaram o nome do PMDB. "Esse capital não é meu, é do Auricchio e da Regina. Nós não sabemos quais são as pretensões políticas deles. Se o prefeito eleito não for bem, claro que vamos ocupar esse espaço, mas se ele for bem pode ser que os que não o aprovam caiam. E aí não tem razão de ser oposição."

O republicano expôs não ter pressa em definir a postura na Câmara. "Ser oposição ou situação independe para mim. Eu fui eleito em cima de uma plataforma de projetos. Tenho esse compromisso."

 

Eder condiciona voto na Câmara a difíceis ações administrativas

 

O polêmico vereador eleito de São Caetano Eder Xavier (PCdoB) condiciona seu voto à presidência da Câmara para o próximo biênio (2013-2014) a três mudanças administrativas, sendo que uma delas, redução de 50% do gasto com parlamentares, complica a campanha dos postulantes.

O comunista também quer que o horário da sessão ordinária, que atualmente ocorre às terças-feiras às 16h, passe para às 19h para que a população possa acompanhar os trabalhos, e a tribuna livre - mecanismo que permite munícipes discursarem na Casa - seja retomada. "São duas mudanças administrativas relativamente fáceis. A questão dos gastos me incomoda. Acho que devem ser reduzidos",

Dois postulantes se movimentam pelo comando da Câmara: Jorge Salgado (PTB) e o atual presidente Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB). O petebista se encontrou ontem com Eder para tentar selar apoio. "Ele sentiu que minhas reivindicações são justas e sensatas. Com o Sidão teria um pouco mais de dificuldade."

O socialista aposta no peso da escolha do prefeito eleito, Paulo Pinheiro (PMDB), para continuar como mandatário do Legislativo. Salgado costura com vereadores.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;