Política Titulo 1º Escalão
Sallum recusa Saúde em São Caetano

Negativa expõe disputa com Jarbas Zuri pela Secretaria de Planejamento

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
29/11/2012 | 07:20
Compartilhar notícia


 

Porta-voz da equipe de transição do prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), Sallum Kalil Neto não aceitou convite para assumir a Secretaria de Saúde. Ele era cortejado como o homem certo para resolver os problemas da área, considerada deficiente.

A recusa envolveu disputa política no núcleo duro do futuro governo por busca de comando político. Kalil agora tenta assumir o comando da Secretaria de Planejamento, a qual estava próxima de Jarbas Zuri, integrante da transição e da executiva estadual do PMDB.

Com o não de Kalil, Pinheiro começa a quebrar a cabeça para escolher o futuro secretário de Saúde. A primeira discussão da cúpula caiu em contradição e cogitou manutenção da atual titular da Pasta, Helaine Balieiro de Souza. Ela é bem vista por ser funcionária de carreira e não ter exposto atuação política durante a eleição.

A reposição terá de ser rápida. De acordo com a proposta do prefeito eleito, os nomes de Educação, que tem o professor Daniel Contro como preferido, e Saúde seriam anunciados na semana que vem. Segundo Pinheiro, a escolha antecipada seria uma forma de começar o planejamento para essas áreas.

 

TRANSIÇÃO

Enquanto a escolha do secretariado não se resolve, a equipe de transição já organizou os subgrupos e iniciou troca de informações com os atuais secretários. A busca de dados é comandada por Kalil (Saúde), Moacyr Guirão (Mobilidade Urbana), Lucia Dal'Mas (Educação), Coronel Quesada (Segurança), Fernando Scarmelloti (Comunicação), Marco Antonio Santos Silva (Planejamento), Marco Antonio Dal'Mas (Ouvidoria) e Eduardo Casonato (chefia de Gabinete). "Tive uma conversa na secretaria e aguardo resposta. Outros setores também estão adiantados", disse Scarmelloti.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;