Setecidades Titulo Saúde
Videogame ajuda a diminuir dor da osteoporose

Ambulatório de S.Bernardo usa Wii em sessões de fisioterapia para idosas que têm a doença

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
01/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Severina Luzia Carvalho Barbosa jogou videogame pela primeira vez aos 59 anos e adorou. "É divertido e alivia a dor." A moradora da Vila São Pedro, em São Bernardo, definiu assim as sessões de fisioterapia feitas por três meses no Ambulatório de Osteoporose do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Ela e outras 30 senhoras, a maioria com mais de 65 anos e todas com osteoporose, utilizaram o Wii, game simulador de movimentos. O tratamento é inédito no Sistema Único de Saúde na região.

Segundo o coordenador médico do ambulatório, Rodolfo Strufaldi, o objetivo é melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a força muscular. "Como muitas eram sedentárias e passaram a praticar exercícios, sentiram diminuição da dor."

As pacientes passam por consulta e teste cardiovascular antes de começar a Wiiterapia. Durante três meses, realizam sessões de 40 minutos, duas vezes por semana. Depois, estão aptas para fazer as atividades em casa, mesmo sem o Wii. Severina sentiu melhora, principalmente no equilíbrio. "Ficou mais fácil entrar no ônibus e descer escadas."

Não foi apenas Severina quem sentiu os benefícios da prática. A fisioterapeuta Michele Saint Aubin Santos explicou que todas as participantes respondem ao Relatório de Qualidade de Vida da Pessoa Com Osteoporose antes e depois de iniciar a Wiiterapia. "Houve melhora de 15% na nota dada ao item qualidade de vida."

Além disso, os dados tabulados por um ano mostram que a capacidade de andar de ônibus ou carro aumentou 20%, a segurança para levantar ou deitar na cama, 15%, a vontade de participar de atividades em grupo, 30%, e a frequência com que se levantam bem de manhã, 40%. O medo de quedas diminuiu 20% e o medo de fraturar um osso, 30%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;