Política Titulo Proximidade
Grana cola em Morando para elo com Estado
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
27/11/2012 | 07:05
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana (PT), projeta estreitar relação firmada dentro da Assembleia Legislativa com o deputado estadual tucano Orlando Morando (PSDB, São Bernardo) para fazer a interlocução frente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). Diante da morosidade no andamento de projetos de cunho do Estado na cidade, a estratégia tem sido traçada para afinar o discurso e, como primeiro passo, conseguir agenda no Palácio dos Bandeirantes - ainda sem data estabelecida.

Pela distância a partir de 2013 entre os entes de governo, Grana sustenta que o ex-colega de Legislativo demonstrou-se acessível para compor uma ponte entre o Paço andreense e o Estado, independentemente de diferenças partidárias. Ele fala em superar a rivalidade histórica de PT e PSDB para a interação. Segundo o petista, essa ligação tende a favorecer na execução de propostas e na liberação de recursos. "Destaco a relação, pois o Morando se colocou inteiramente à disposição, atencioso para ajudar na aproximação."

Embora o atual prefeito Aidan Ravin (PTB) possua bom trânsito com Alckmin, série de projetos ficou pendente nos quatros anos de mandato - o governador atuou na campanha eleitoral para reeleger o petebista, citando a continuidade da adesão. Entre as principais intervenções, a implantação do Poupatempo de serviços e do Polo Tecnológico, ambos já aprovados pelos departamentos competentes no âmbito estadual. Com o resultado favorável nas urnas, Grana agora estará incumbido da responsabilidade de contribuir para tirá-los do papel.

A inusitada parceria de governos antagônicos é simbolizada pelo fato de Morando admitir proximidade para garantir fortalecimento desses projetos paralisados na gestão petebista. Para o tucano, Grana viu nessa eventual união a oportunidade de emplacar as propostas que estão arrastadas. "Vamos manter conversa constante para agilizar o Poupatempo (no bairro Bangu) e impedir que o Polo (Tecnológico) seja no mato, pois está parado há muito tempo", disparou, em crítica direta a atuação do petebista.

Em contrapartida, Morando ponderou que "nunca fez obstrução" a outros prefeitos, principalmente ao protocolar emendas ao Grande ABC, além de reiterar que jamais foi adversário eleitoral de Grana. Por outro lado, o deputado, que constitui sua base de voto em São Bernardo, onde concorreu, sem sucesso, ao cargo de prefeito em 2008, tem grande eleitorado em Santo André, o que esclareceria o diálogo amistoso ao lado do petista.

O tucano obteve 18,7 mil votos em Santo André no seu projeto de reeleição em 2010, ocupando a segunda maior votação ao posto de deputado no município. Coincidentemente, Morando ficou atrás justamente de Grana, que, na ocasião, conquistou 25,1 mil sufrágios. "Santo André é minha segunda cidade, por isso avalio um dos meus maiores colégios eleitorais. Se considerar o recall (de voto), a preocupação torna-se mais representativa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;