Esportes Titulo Fórmula 1
Chuva vira protagonista em Interlagos
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
25/11/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


Treze pontos separam o líder do Mundial, Sebastian Vettel, do segundo colocado, Fernando Alonso. Além disso, o rendimento superior da Red Bull na pista tem mostrado que, se nada de anormal acontecer, o alemão sairá de Interlagos como tricampeão da Fórmula 1. Mas, por se tratar de São Paulo, nenhum prognóstico pode ser considerado confiável.

A chuva, tão temida pelos que andam na frente, é considerada certa pelos meteorologistas e pode mudar o rumo da temporada. Para ser campeão, Vettel precisa apenas do quarto lugar, independente da posição de Alonso. E pelo rendimento nos treinos, a tarefa parecia fácil de ser cumprida, mas com pista molhada a história deve ser outra. Os carros ficam nivelados e o risco de acidentes aumenta demais.

A instabilidade da temperatura em Interlagos parece não preocupar muito Vettel. "Não sabemos o que vai acontecer com o tempo. Faz calor, apesar da grande possibilidade de chuva no domingo (hoje). Isso é São Paulo e tudo pode acontecer", ressaltou o alemão.

Alonso não declara abertamente, mas sabe que a única chance de superar o rival na luta pelo título é na chuva. "É fundamental estar preparado para lidar com ambas as situações. Temos de marcar 14 pontos a mais que Vettel no campeonato", resume o espanhol.

Por enquanto, a confiança de Vettel se contrapõe ao desanimo de Alonso. "Estamos contentes com o carro", afirmou o alemão. "Não achamos o equilíbrio ideal na máquina, então há muito trabalho a ser feito com os engenheiros", reclama o espanhol.

Circuito brasileiro define título pela sexta vez em oito anos

Pela sexta vez em oito anos, Interlagos vai definir o campeão da temporada. Desde 2004, quando foi transferida para a parte final do calendário, a pista brasileira viveu momentos emocionantes.

Fernando Alonso tem boas recordações circuito, já que lá ganhou seus dois títulos, em 2005 e 2006. Vettel, nunca vibrou na pista paulista. Suas conquistas foram em Abu Dhabi (2009) e Japão (2011).

Os torcedores lembram com mais detalhes da decisão de 2008. Felipe Massa era o vice-líder do Mundial e estava com o título na mão até que Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock nos metros finais e tirou o título do brasileiro.

Vettel larga em quarto lugar, mas vê Alonso em sétimo

Quem dominou o treino classificatório de ontem, em Interlagos, foram os ingleses, com dobradinha da McLaren. Lewis Hamilton largará na pole seguido do companheiro Jenson Button. Mark Webber, da RBR, completou o pódio.

Sebastian Vettel, da RBR, assegurou o quarto lugar. Se permanecer até o fim do GP do Brasil desta forma, assegurará o título. Já para o piloto da Ferrari sagrar-se campeão, precisa vencer e torcer para Vettel não ficar entre os quatro primeiros.

Felipe Massa pode ser decisivo no título da temporada. Isso porque o brasileiro cravou o tempo de 1m12s987 no treino de ontem, e ficou com o quinto lugar no grid, uma posição acima de Sebastian Vettel (quarto colocado), e, duas posições abaixo de Fernando Alonso, sétimo.

A punição a Maldonado - que havia feito o sexto melhor tempo - por descumprir ordem de permanecer a garagem da FIA após o treino, beneficiou o espanhol, que subiu uma posição. Bruno Senna larga em 11° lugar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;