Cultura & Lazer Titulo Hoje
Velha arte nova

Pinacoteca de S.Bernardo abre mostra com obras criadas nos
anos 1990; com entrada gratuita, exposição segue até janeiro

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
24/11/2012 | 07:20
Compartilhar notícia


Efervescência, contaminação e muita arte. São esses ingredientes que a Pinacoteca de São Bernardo resgata dos anos 1990 com o lançamento da mostra 'Geração 90: O Que Foi Mostrado - O Que Não Foi Dito', que abre hoje, às 16h. A partir de obras do acervo, todas elas produzidas por artistas que tiveram participação efetiva no então Núcleo Henfil de Ação Cultural, entre 1989 e 1992, a exposição traça um panorama da riqueza que as artes visuais da região viviam no período.

São diversos trabalhos em diferentes linguagens. Não é um retrospecto temático, não há uniformidade nos pensamentos e criações. O que se destaca é a pulsão criativa que havia na ocasião. "Era o momento de aglutinação de artistas no entorno daquele espaço cultural. Com o incentivo dos cursos, das trocas promovidas por professores como Ubirajara Ribeiro, Jair Glass, Michael Grudzinski, Ricardo Amadasi e Edson Lourenço, uma geração de artistas for formada lá", conta Júlio Mendonça, analista de cultura da Pinacoteca.

Agda Carvalho, Chirinéa, Dumas, Henrique Hammler, Marbé, Rubens Pontes, Vado do Cachimbo e Carmen Novo estão entre os artistas que terão obras expostas. Dá para vislumbrar trabalhos que vão da arte naïf e arte brut até trabalhos mais conceituais e também com diálogo com a urbanização, caso de Vado e os seus grafites.

"A maior parte dos artistas está viva, em atividade. Temos trabalhos recentes de alguns cedidos para a exposição. Há o contraponto entre o que eles realizaram e o que estão fazendo hoje."

Para Júlio, as obras continuam passíveis de interpretação. "O que não foi dito (remetendo-se ao nome da exposição) está em aberto, que o público venha para ver e refletir, com a suas interpretações, as obras expostas. Temos coisas com temas políticos, intimistas, antropológicos."

Uma das reflexões que ele considera mais importantes é sobre a dificuldade que esses artistas têm de ganhar destaque e mostrar suas obras. Mas nada que seja impeditivo para a evolução da arte. "São pessoas que estão há mais de 20 anos em atividade. Grande parte deles continua produzindo seus projetos."

Geração 90: O Que Foi Mostrado - O Que Não Foi Dito. Abre hoje, às 16h. Na Pinacoteca de São Bernardo - Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4056. Visitação: Ter. a sábado, das 9h às 17h; 5ª, das 9h às 20h30. Grátis. Até 31 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;