Setecidades Titulo Educação
Rede estadual retorna às aulas, mas trânsito tem pouco impacto

Alunos de escolas municipais não alteraram calendário na Copa

Renata Rocha
Especial para o Diário
15/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


No primeiro dia após a final da Copa do Mundo, os 292,3 mil alunos da rede estadual do Grande ABC voltaram às aulas ontem. O recesso escolar, que tradicionalmente ocorre durante todo este mês, foi adiantado por causa das partidas do Mundial, a fim de evitar paralisações em dias de jogos da Seleção Brasileira.

Como as escolas municipais não optaram pela mudança, o trânsito da região não sofreu grandes alterações. O aluno Jean Alves da Silva, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio da EE Américo Brasiliense, em Santo André, até saiu mais cedo de casa com medo de ficar preso em congestionamentos, mas encontrou o caminho tranquilo. “Saí meia hora antes, mas o ônibus não enfrentou trânsito lento. Cheguei adiantado.”

O colega do 3º ano Mateus Oliveira, 17, confirmou a ausência de problemas no tráfego. “Foi sossegado voltar às aulas hoje (ontem). Não peguei trânsito ruim e já tive férias. Se estivesse estudando durante a Copa, perderia jogos legais. O recesso adiantado beneficiou todo mundo.”

Há alunos, porém, que não gostaram da mudança. “Vai parecer um mês a mais estudando até o fim do ano. Seria bem melhor não ter aula só nos dias dos jogos e começar o recesso agora”, disse o aluno do 7º ano Kevin Willian Clementino, 13.

Apesar da reclamação, o Estado já anunciou que alunos e professores terão uma semana de folga entre os dias 13 e 20 de outubro, a fim de evitar possível desgaste com o semestre mais longo.

A estudante Maria Gabriela Magalhães Matos, 17, do 3º ano do Ensino Médio da escola, aprovou a alteração. “Se as férias não fossem adiantadas, cada vez que não tivesse aula por causa de um jogo, teríamos que repor no fim de semana. Sem contar que quem estuda de manhã pegaria muito congestionamento para voltar para casa, agora está tranquilo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;