Diarinho Titulo Descanso
Soneca de tarde divide opiniões
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
25/11/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


Quem nunca chegou da aula morrendo de vontade de tirar uma soneca? Gabriel Lima Pedrosa, 10 anos, de Santo André, estuda de manhã e gosta de descansar à tarde. Geralmente, ele dorme de uma a duas horas. "Como não gosto de acordar cedo e chego cansado, aproveito. Mas, costumo ficar de mau humor depois", conta.

A soneca divide a opinião dos especialistas. Tem quem acredite que pode prejudicar o aprendizado. Isso porque, para garantir um bom desempenho, é preciso criar rotina: assistir às aulas com atenção (para entender), fazer a lição de casa (para aprender) e dormir bem (para fixar o conteúdo).

Quem dorme à tarde encontra dois problemas: o primeiro é que a lição sempre fica para depois da soneca. Desse modo, o cérebro não consegue registrar o que foi aprendido durante a aula e não armazena as informações; o segundo é que pode perder o sono e, assim, querer ir para a cama mais tarde.

HORA CERTA

Outros especialistas acreditam que pode dormir de tarde desde que não atrapalhe o sono da noite. O ideal é tirar a soneca até às 16h (após a lição) e não passar de uma hora. É importante respeitar esse horário porque se levantar muito tarde o corpo entenderá que foi o suficiente e não conseguirá dormir na hora certa.

Gabriella Ortiz Brejeiro, 9, de Santo André, já passou por isso. Ela estuda em período integral e dormiu logo que chegou em casa. "A noite fiquei sem sono, enrolei e não consegui dormir", diz. No outro dia, ela levantou com sono, irritada e mal-humorada. "Aos pouquinhos vou melhorando. Mas sei que em vez de tirar soneca preciso dormir mais cedo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;