Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem inventou a flauta transversal?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
25/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva


A flauta foi um dos primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade. Surgiu há pelo menos 60 mil anos, de acordo com pinturas nas cavernas. Por isso, é impossível saber ao certo quem a inventou.

As primeiras peças pareciam apitos, pois só tinham um buraco. Eram feitas de ossos de animais e humanos. Com o tempo, evoluíram para o que conhecemos como flautas doce e transversal (tocada de lado), feitas de madeira.

Até o ano 1400 a flauta era usada só para acompanhar cantores. Depois, tornou-se instrumento solo, apreciado sem acompanhamento. Na metade do século 16, passou a fazer parte de orquestras.

Ao longo das décadas, o instrumento continuou a sofrer modificações e ganhou orifícios (buraquinhos que definem as notas). Um dos músicos que mais fizeram melhorias no instrumento foi o alemão Theobald Boehm, que detectou os principais problemas de afinação. Entre as mudanças mais importantes do inventor, estão a alteração nas posições dos furinhos e a implantação de um sistema de chaves (tipo de botões) para se ter mais notas.

Hoje, a flauta transversal é feita de metal. Segundo especialistas, o material é superior à madeira porque permite maior intensidade do som, melhor afinação e facilidade de uso das chaves. Ela é formada por três partes: a cabeça, em que o músico coloca a boca para soprar e fazer som; o corpo, que tem orifícios e chaves; e o pé, que possui algumas chaves para produzir os sons mais graves do instrumento.

 

O Flautista de Hamelin é um conto folclórico que se passa na cidade de Hamelin, na Alemanha. Na história, há infestação de ratos na cidade e os moradores pedem ajuda a um misterioso homem que, ao tocar sua flauta, consegue hipnotizar os bichos e tirá-los de lá.

 

Instrumentos musicais são divididos em famílias

Os instrumentos musicais são ordenados em famílias, de acordo com o material que são feitos e como o som é produzido. São três grandes grupos: sopro, corda e percussão.

A flauta é instrumento de sopro, assim como clarinete, saxofone, entre outros. Neste grupo, o som produzido é resultado do ar que passa dentro dele. A intensidade do som é regulada com o sopro e as notas mudam de acordo com as chaves que são fechadas ou abertas.

Na família das cordas, tem violão, violino e guitarra. Os fios podem ser de aço, latão, tripa ou nylon, e o som é resultado de sua vibração. Já o pandeiro e o tambor, por exemplo, estão na família da percussão e precisam ser batidos, com as baquetas ou com as mãos, em determinado ritmo para fazerem música.

Na orquestra, os instrumentos são divididos por naipes (grupos) de cordas, percussão, madeira e metais. A flauta, assim como oboé e clarinete, integra o naipe das madeiras, apesar de ser feita de metal. É que era fabricada de madeira no passado. O trompete, trombone, trompa e tuba, que também são instrumentos de sopro, integram o naipe dos metais. São feitos do material e costumam ter cor dourada.

 

 

Nathalia Nogueira de Araújo, 11 anos, de Santo André, faz aulas de flauta na igreja há oito meses e adora a transversal, apesar de achá-la mais difícil do que a doce. "É complicado nas notas agudas, mas o som é bonito." A garota quer se profissionalizar na área de música e tem a curiosidade de saber quem inventou o instrumento. Outra vontade de Nathalia é aprender a tocar piano. "Também faz um som lindo."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consultoria de Milena Miotto, professora de flauta da Fundação das Artes de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;