Cultura & Lazer Titulo Teatro
Caminho em processo

Cia Mundu Rodá apresenta amanhã, em São Bernardo,
espetáculo cênico-musical Estrada, que está em construção

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/11/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Um longo caminho, ainda em percurso, permeia as paisagens que a Cia Mundu Rodá apresenta amanhã, em São Bernardo, com o processo do espetáculo cênico-musical 'Estrada'. A apresentação do projeto em construção será feita no Centro Livre de Artes Cênicas, às 20h, com entrada franca. É recomendável retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Inspirados por 'La Strada', do cineasta italiano Fellini, e também guiados pela experiência de sua trajetória, o grupo capitaneado por Alício Amaral e Juliana Pardo pegou carona com o diretor tcheco Viliam Docolomansky para potencializar a narrativa cuja dramaturgia se centra na ação corpóreo-vocal. "É como se trabalha a voz para a cena, como se entende a voz como corpo e o trabalho dela através de ressonadores, locais onde a voz pode ser projetada para criar diferentes texturas", explica Alício Amaral.

Ainda sem definição do foco da montagem - pode ser a relação entre homem e mulher, a vida do artista -, o enredo aponta para a discussão sobre o indivíduo e a relação dele com o outro e com o meio em que vive, como se transformam mutuamente quando se encontram.

A obra de Fellini fala sobre uma garota vendida a um homem bruto que viaja fazendo apresentações artísticas. A história dela muda quando seu grupo cruza o caminho de um equilibrista conhecido como Louco. "A base está na relação entre o indivíduo e o outro. O quanto e o que vale para conseguir realizar um sonho, o quanto vale a vida. Sobre todas essas coisas vamos falar, mas não sei em qual ponto vamos dar luz na trajetória dessas figuras."

Depois do espetáculo, o grupo convidará o público para uma conversa sobre a obra. "Para a gente isso é parte do processo, sempre contamos com o retorno do público. Esse trabalho é colaborativo, tanto dos artistas quanto das pessoas que estão no entorno. Nem sabemos fazer alguma coisa diferente disso."

Como parte da pesquisa, eles investigaram a vida de artistas que vivem nas ruas. "Andando pelo centro da cidade, acompanhamos alguns artistas que estão sempre na corda bamba, que hoje dormem na rua, amanhã em um abrigo."

DANÇAS
Com histórico de pesquisa em danças e na cultura tradicional brasileira, a Cia Mundu Rodá traz para esse trabalho muito desse universo. "Temos elementos de danças como o cavalo-marinho, o maracatu rural e o frevo como material, fonte de inspiração. Elas estão presentes, mas vistas de outra forma, outro ângulo. São ponto de partida para chegar em outro lugar. Às vezes um passo de frevo pode ser usado como ação da personagem, um traço físico do seu comportamento", explica Amaral.

O uso percussivo do corpo e a exploração de objetos musicais cotidianos também marcam a montagem.

Estrada - Teatro. Amanhã, às 20h. No Centro Livre de Artes Cënicas - Praça Cônego Lázaro, Equini, 240, São Bernardo. Tel.: 4125-0582. Grátis




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;