Cultura & Lazer Titulo Na região
Discutindo possibilidades
da arte da imagem

Semana de Fotografia de São Caetano
começa hoje com debates e oficinas

Luís Felipe Soares
14/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A arte de registrar o mundo agita a programação cultural do Grande ABC durante o mês de julho. Série de palestras e oficinas que abordam diferentes aspectos dentro do universo fotográfico fazem parte da agenda deste ano da 6ª Semana de Fotografia de São Caetano. As atividades gratuitas foram montadas para agradar profissionais, amadores e apaixonados pela linguagem.

Organizado pela Secretaria de Cultura da cidade e com coordenação do Fotoclube ABCclick, o evento é aberto para todo o público, não precisando qualquer tipo de experiência prévia. Quem quiser participar das ações deste ano deve se inscrever exclusivamente na página www.abcclick.com.br/6semana. As vagas são limitadas de acordo com o espaço que abriga os encontros: o Teatro Santos Dumont e salas da Estação Jovem. Apesar do nome, a ‘semana’ segue até dia 26.

“Por ser um evento curto dentro de uma área tão ampla, queríamos, dentro do possível, colocar um pouco de tudo. Não é uma atração profissional, mas montado para ajudar todas as pessoas a conhecerem melhor os diversos aspectos da arte”, explica Aretusa Silva, presidente do Fotoclube ABCclick.

Entre os convidados desta edição está José Roberto Comodo, que irá abordar hoje detalhes sobre a importância dos Direitos dos Fotógrafos, citando casos envolvendo questões autorais. Outro destaque é a dupla Araquém Alcântara e Eder Chiodetto, que dividirão o palco no dia 21 para falar sobre Natureza e Curadoria. Segundo Aretusa, “fomos montando uma rede de contatos dentro do fotoclube. Acho que montamos um time de peso e estamos aproveitando o momento para fortalecer o cenário da região, pois debates como esse ocorrem muito em São Paulo.”

O fotógrafo paulista Alexandre Urch ficará responsável por ministrar no dia 22 a palestra Street Photography, na qual irá abordar as possibilidades dentro de um olhar especial para o ambiente urbano. “A fotografia de rua é algo bem livre, com uma forte ligação com o início da fotografia. O legal é pegar os detalhes, mostrar bairros, lugares e pessoas”, diz. Slides com imagens que fez e registros mais clássicos de nomes renomados da área serão utilizados para analisar essa vertente artística.

Ele revela que havia sido convidado para participar no ano passado da Semana de Fotografia de São Caetano, mas recusou devido a timidez. Atualmente, Urch se sente mais seguro para esse tipo de atividade. “Sou fotógrafo há 13 anos e gosto de ficar por trás da câmera. Tenho aprendido muitas coisas nesse tipo de encontro. Talvez tenho aproveitado mais do que quem participa para me ouvir”, brinca. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;