Economia Titulo Fim da greve
Salário atrasado é pago e Poupatempo volta a atender
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
10/11/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


Os funcionários da ABCD Informática, que estavam paralisados ontem, voltarão ao trabalho. O atendimento do Poupatempo de São Bernardo, portanto, está normalizado a partir de hoje. A informação foi passada pelo Sindeepres (Sindicato dos Empregados em Empresas Prestadoras de Serviços a Terceiros do Estado de São Paulo), após a Secretaria Estadual de Gestão Pública assumir o pagamento do salário atrasado dos profissionais.

O sindicato conseguiu acordo para que os salários dos cerca de 200 funcionários da ABCD, prestadora de serviços ao governo estadual na unidade, sejam pagos na quarta-feira. O mesmo ocorreu com as outras quatro unidades da empresa, três na Capital e uma em Guarulhos, que juntas à da região somam 813 trabalhadores.

A ABCD, companhia de informática de São Caetano, alegou, por comunicado aos seus funcionários, que passa por período de desequilíbrio financeiro e pagou todas as obrigações trabalhistas até agora, exceto o salário de outubro. Isso motivou a paralisação dos trabalhadores, tendo em vista que o ordenado deveria entrar na conta na quinta-feira. A secretaria estadual assumiu o compromisso de liquidar a folha salarial do mês de outubro da ABCD, "bem como as verbas rescisórias; uma vez que o contrato entre empresa e Prodesp está em fase de encerramento".

Conforme a equipe do Diário apurou, o Poupatempo teve paralisação parcial dos serviços essenciais, como a confecção de RG, atestados de antecedentes, carteira de trabalho e motorista, entre 7h e 19h.

O ajudante de pedreiro Reginaldo Custódio da Silva foi um dos prejudicados com a falta de atendimento. Após viajar uma hora e meia de ônibus, do Riacho Grande até o Centro, ele ficou decepcionado com o que ouviu na porta do Poupatempo sob chuva. "Me disseram que não posso dar entrada no seguro-desemprego. Levei todo esse tempo para chegar aqui, com o joelho machucado, e tenho que voltar para casa de mãos vazias", desabafou.

"É bem chato", criticou a atendente Maísa da Trindade, após ser barrada na porta da unidade. "Hoje era o último dia para pegar a minha carteira de motorista. Agora terei que enfrentar um transtorno para retirá-la em algum banco." O Poupatempo de São Bernardo atende cerca de 9.000 pessoas por dia.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;