Política Titulo Mauá
Donisete afina sintonia com a Câmara de Mauá

Petista oferece jantar a vereadores eleitos e fala em harmonia

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
07/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de Mauá, Donisete Braga (PT), estimulou ontem o primeiro contato com a próxima legislatura (2013 a 2016). Para mostrar disposição em manter diálogo constante com os vereadores, o petista ofereceu jantar aos 23 eleitos à Câmara.

Apenas Ivan Gomes, o Batoré (PP), não compareceu ao restaurante da Avenida Portugal. A bancada de três vereadores eleita pelo PMDB, partido de Vanessa Damo, adversária do petista na eleição, não só prestigiou o ato de aproximação com o futuro governo, como deixou em aberto o posicionamento na Casa, se sustentação ou oposição ao PT.

"Viemos para estabelecer um primeiro contato e conhecer os projetos. Não podemos criticar sem ao menos saber as intenções. Vamos conversar com o presidente para saber a orientação do partido", afirmou a vereadora eleita Sandra Regina Vieira (PMDB). O comandante do PMDB em Mauá é José Carlos Orosco Júnior, marido de Vanessa. "A tendência é fazermos oposição consciente, fiscalizar (mas não atrapalhar as ações da administração)", concluiu Sandra.

Donisete considerou que "Executivo e Legislativo atuarão juntos e em harmonia pelo bem de Mauá". Conforme o publicado ontem pelo Diário, o prefeito eleito não enfrentará resistência na Câmara, já que dos 23 parlamentares eleitos, apenas cinco devem compor a oposição: os três do PMDB, Jotão (PSDB) e Manoel Lopes (DEM). O democrata, aliás, disse, de bom humor, que foi ao encontro porque "fazia tempo que não comia de graça".

TRANSIÇÃO
Donisete Braga anunciou ontem sua equipe de transição, que será a responsável por levantar informações e projetos, concluídos e em andamento, do governo do prefeito Oswaldo Dias (PT) para mapear as primeiras ações da próxima gestão.

Dos cinco nomeados pelo prefeito eleito, quatro fizeram parte do primeiro escalão de Oswaldo e estiveram na linha de frente de sua campanha: seu companheiro de chapa, Hélcio Silva (Obras), o vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Júnior (Saúde), Edílson de Paula (Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda) e José Afonso Pereira (Meio Ambiente). Soma-se ao quarteto o presidente da Câmara, Rogério Santana.

 

Casa volta a vetar consumo de bebida alcoólica em postos

A Câmara de Mauá aprovou ontem por unanimidade, em primeira discussão, a regulamentação da venda e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis. O projeto foi elaborado pela Prefeitura atendendo às flexibilizações exigidas pelo Regran (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do ABCDMRR).

Pela norma, as lojas de conveniência poderão vender os produtos até as 23h. Foi adicionada ao texto original emenda do vereador Luiz Alfredo Simão (PSB) que veda o comércio de bebidas geladas. O objetivo é evitar o consumo também no entorno dos postos.

A proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis, proveniente da Lei Municipal 4.640/11, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça em janeiro. A corte acatou pedido de liminar interposto pelo Sindicom (Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis). Em fevereiro, porém, Prefeitura e Regran chegaram a consenso e decidiram por revogar a norma, mediante a apresentação do projeto mais brando, que permite a venda até as 23h, mas mantém a proibição quanto ao consumo.

O projeto retornará à pauta na terça-feira, quando os vereadores deverão aprová-lo em definitivo. Os comércios que infringirem a lei estarão sujeitos a multa de 1.000 FMPs (Fatores Monetários Padrões), equivalentes a R$ 2.600.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;