Política Titulo Governabilidade
Grana reúne vereadores e
aguarda agenda com Dilma

Prefeito eleito de Santo André irá a Brasília agilizar projetos;
o PT deu o pontapé inicial para costurar maioria na Câmara

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
07/11/2012 | 06:52
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana (PT), fez convite aos 21 vereadores eleitos para realizar hoje café da manhã. Com o ato, o petista deseja se aproximar dos parlamentares que estarão na próxima legislatura, enquanto o PT inicia os diálogos em busca da construção de sua base aliada para a próxima gestão. Além disso, o futuro chefe do Executivo deve ter a confirmação hoje da agenda com a presidente Dilma Rousseff (PT) e pode viajar a Brasília ainda nesta semana.

O PT deu o pontapé inicial para costurar maioria na Câmara. Hoje, o presidente da legenda, Luiz Turco, se reunirá com integrantes do PTdoB, que elegeu Elian Santana e Marcos Pinchiari para o Legislativo. A sigla trabalhista esteve no arco de alianças do prefeito Aidan Ravin (PTB), que não se reelegeu.

Já o encontro com Dilma servirá para buscar recursos, principalmente para as áreas de Habitação, Saúde e Infraestrutura Urbana. O prefeito eleito espera para hoje a confirmação da agenda com a presidente, para em seguida se dirigir ao Palácio do Planalto. Grana poderia viajar amanhã para Brasília, onde ficaria até sexta-feira.

Questionado sobre o que espera de valores de repasses da União a Santo André, o prefeito eleito preferiu não comentar, dizendo que o certo é a "vontade política" de Dilma para ajudar o município. "Estamos aguardando a confirmação da disponibilidade da presidente Dilma. A expectativa é retomar obras que foram paradas, projetos paralisados e novos encaminhamentos para cidade", discorreu.

Além de encontrar Dilma, Grana também se reunirá com ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). Os dois foram figuras constantes na campanha do petista, que resultou na retomada do PT ao Paço andreense, após a quebra de hegemonia de 12 anos, em 2008, justamente pelo atual prefeito Aidan. São cogitados também encontros com Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) na agenda do petista.

A expectativa é de que Santo André tenha nos próximos quatro anos tratamento semelhante ao que teve São Bernardo, administrada por Luiz Marinho (PT), no último quadriênio. Durante a campanha eleitoral, Grana sempre frisou como grande objetivo a maior aproximação com governo federal. Lula prometeu que ajudaria a viabilizar verbas de Brasília para o município, com seu afilhado político no comando do Executivo andreense.

Sobre o Orçamento de Santo André para o próximo ano, estimado em R$ 2,4 bilhões, Grana evitou críticas a Aidan, dizendo que cabe à equipe de transição analisar o caso. "Vou primeiro apostar na comissão de transição para ter um diagnóstico mais preciso do Orçamento, dos contratos e das finanças, e depois teremos uma opinião formada", ponderou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;