Política Titulo Rescaldo
Prazo expira, mas lixo eleitoral continua nas ruas

Pleiteantes do 1º turno não retiram todas propagandas políticas

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
07/11/2012 | 06:47
Compartilhar notícia


 

Terminou ontem o prazo dado pela Justiça Eleitoral para retirada de propaganda eleitoral de candidatos que disputaram cargos públicos em cidades onde a eleição se encerrou no primeiro turno. Mas muito material político continua poluindo as ruas do Grande ABC.

A equipe do Diário percorreu principais vias de São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e flagrou dezenas de cartazes, placas e muros pintados com nomes de postulantes a vereador e prefeituráveis de todas as siglas.

A multa pela manutenção da propaganda política fora do prazo determinado pela Lei Eleitoral varia de R$ 5.000 a R$ 25 mil. O político também fica responsável pela restauração do bem utilizado em campanha, como, por exemplo, pintar novamente os muros usados para a divulgação de candidaturas.

Candidatos em cidades onde houve segundo turno têm até o dia 27 para retirar todos os materiais eleitorais das ruas. No Grande ABC, a eleição foi decidida em segunda etapa em Santo André, Diadema e Mauá. Apesar de ainda haver prazo para a limpeza das propagandas, a equipe do Diário também avistou diversos cavaletes, placas e muros pintados dos prefeituráveis dessas três cidades.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Ontem encerrou o prazo para os candidatos que disputaram somente o primeiro turno encaminharem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prestações de contas das campanhas. Postulantes a vice e suplentes de vereador também são obrigados a detalhar os gastos durante os 90 dias de período eleitoral.

Carlos Grana (PT) e Aidan Ravin (PTB), de Santo André; Lauro Michels (PV) e Mário Reali (PT), de Diadema; e Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB), de Mauá, podem endereçar a prestação de contas até o dia 27.

Segundo cronograma do TSE, os cartórios eleitorais passarão a analisar a contabilidade dos candidatos a partir do dia 16. Todas as contas ficarão disponíveis para consulta na internet, pelo site do TSE (www.tse.jus.br).

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;