Política Titulo
Idade média dos prefeitos da região cairá oito anos

Eleito mais novo é Michels, com 30; Pinheiro, 69, é o mais velho

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
04/11/2012 | 07:16
Compartilhar notícia


O Grande ABC elegeu prefeitos mais novos do que em 2008. A média de idade dos gestores que governarão os sete municípios a partir de 1º de janeiro é de 46 anos. O número sofreu queda de oito anos se comparado ao pleito municipal anterior.

Diadema tem o prefeito eleito mais novo da região. Lauro Michels (PV) completou 30 anos em julho. O verde colocou fim à era predominada pelo PT de três décadas no poder. Michels iniciou sua carreira política aos 22 anos, em 2004, quando foi eleito vereador. Mário Reali (PT), candidato à reeleição, fez 55 anos em maio.

O prefeito eleito mais velho é Paulo Pinheiro (PMDB), que aos 69 anos assumirá o Paço de São Caetano. A coincidência com o mais novo é que o peemedebista também quebrou hegemonia que perdurou por 30 anos na cidade, só que do PTB. José Auricchio Júnior (PTB), comandante do Palácio da Cerâmica, tem 50 anos e não conseguiu eleger sua candidata à sucessão, Regina Maura Zetone (PTB), 51.

Mauá foi outro município que deu chance a um político mais novo. Donisete Braga (PT) tem 45 anos - 25 a menos do que o atual gestor, Oswaldo Dias (PT). A campanha do petista pregou a ideia de continuidade com renovação, principalmente porque na última década a cidade foi governada por políticos antigos.

O petista Carlos Grana, futuro administrador de Santo André, tem 46 anos, quatro a menos do que prefeito Aidan Ravin (PTB), que completa 51 anos dia 25.

Em Ribeirão Pires, a diferença de idade entre o gestor eleito e o atual registrou grande queda. Clóvis Volpi (PV) tem 64 anos e passará o bastão para Saulo Benevides (PMDB), que chega ao Paço aos 40. Historicamente, a cidade foi comandada por líderes de grupos políticos tradicionais. A exceção foi Maria Inês Soares (PT), que assumiu a Prefeitura em 1997 com 41 anos.

Rio Grande da Serra foi a cidade em que não houve alteração. O prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB) e seu sucessor, Gabriel Maranhão (PSDB), têm a mesma idade: 40 anos. Porém, o chefe do Executivo é dois meses mais velho do que o correligionário - completa 41 anos no dia 29, sendo que Maranhão nasceu em 31 de janeiro.

A cidade foi responsável por eleger o prefeito mais novo da história do Grande ABC. Em 1976, Aarão Teixeira, irmão de Kiko, chegou ao cargo mais alto da administração pública municipal aos 19 anos.

OXIGENAÇÃO

O juiz e professor de Direito Eleitoral Márlon Reis analisou que o processo de renovação política é fomentado pelo passado dos candidatos. De acordo com o magistrado, o eleitor foi para a urna mais consciente. "Muitas pessoas sem problema político que ingressaram há não muito tempo tiveram vantagem sobre os outros que estavam mais desgastados", avaliou Reis, ao destacar que o movimento de renovação foi notado em todo o País.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;