Cultura & Lazer Titulo Especial
Cultura com consciência
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/11/2012 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


A identidade afro-brasileira agita a programação deste mês do Sesc Santo André com séries de atividades promovidas pelo projeto 'Consciências Negras'. As ações, como apresentações teatrais, concertos, performances de dança, abertura de exposições, contação de histórias e sessões de cinema, servem como homenagem ao Dia da Consciência Negra, datado no dia 20.

O objetivo é fazer dos programas pontos de partida para reflexões sobre as maneiras com que a cultura afro influenciou e continua a fazer parte da sociedade contemporânea. Todo o cronograma elaborado é gratuito. A programação completa está na página da unidade andreense no site do Sesc (www.sescsp.org.br).

A abertura das atrações fica a cargo do espetáculo 'Quizumba!', em cartaz no gramado da unidade entre hoje e domingo, sempre a partir das 17h. Buscando inspiração nas rodas de capoeira, o Coletivo Quizumba encena a saga de dois garotos, Pastinha e Francisco, que aprenderam a balancear covardia e valentia para se tornarem grandes guerreiros.

As histórias dos protagonistas são baseadas nas trajetórias pessoais de mestre Pastinha e do icônico Zumbi dos Palmares. Se aproveitando do jogo, teatro e música que caracterizam a capoeira, a montagem traz lições sobre a resistência e a luta.

Em cartaz desde maio do ano passado e com passagem por diversas cidades do País, a peça tem texto de Tadeu Renato e direção de Camila Andrade. O elenco é formado por Jefferson Matias, Jordana Dolores, Thais Dias, Valéria Rocha e Carlos de Niggro. Alguns pandeiros, caxixis, agogôs e berimbaus são utilizados pelo grupo para elaborar a trilha sonora ao vivo.

Quizumba! - Teatro. Hoje a domingo, às 17h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;