Política Titulo Movimentação
Lauro Michels articula para Dourado presidir Câmara
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/10/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de Diadema, Lauro Michels (PV), iniciou movimentação de peças de seu futuro governo. A primeira medida que já articula é colocar o vereador José Dourado (PSDB) na presidência da Câmara para o biênio 2013-2014.

Dourado foi fiador da aliança entre PSDB e Michels no segundo turno. O tucano ficou responsável por costurar o apoio do ex-deputado e vereador eleito José Augusto da Silva Ramos (PSDB) e a terceira colocada na eleição no primeiro turno, Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB). A adesão foi fundamental para a vitória da oposição depois de 30 anos de gestões petistas ou de seus aliados.

A avaliação da cúpula verde é que Dourado tem estilo pacato e agregador suficiente para atrair votos de vereadores eleitos da coligação do prefeito Mário Reali (PT), que perdeu a eleição no domingo. O PT já anunciou que lançará nome próprio ao comando do Legislativo - Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), é o mais cotado para liderar essa candidatura. A bancada petista conta com seis vereadores. O atual grupo governista elegeu 15 nomes. Dourado precisaria arrebatar o voto de nove parlamentares.

Outro nome que começou a ganhar força nos bastidores do PV é o vereador Milton Capel (PV). Rumando para seu nono mandato, Capel é o favorito para virar líder de governo de Michels. Na atual legislatura, ele ficou no comando da bancada verde na Casa.

O núcleo duro do futuro governo avalia que o parlamentar tem experiência necessária para o posto, já que os demais vereadores eleitos pelo PV ainda precisam se encorpar politicamente para a função. Márcio da Farmácia (PV) vai para seu segundo mandato, enquanto Marcos Michels (PV) e Lúcio Araújo (PV) debutam na Câmara.

Um dia após a eleição, Michels não teve agenda pública. Optou por descansar em sua casa pela manhã e, no início da tarde, reuniu-se com apoiadores para definição das últimas contas de campanha. O prefeito eleito programou para hoje série de entrevistas com jornalistas para comentar sua vitória histórica. E, até o fim da semana, deve viajar com familiares.

Após o retorno, o futuro chefe do Executivo iniciará a discussão para a equipe de transição. A deputada estadual Regina Gonçalves (PV) é a favorita para liderar o bloco que trocará informações com Reali e seus secretários.

 

REALI

Derrotado no domingo, Reali retornou ontem aos trabalhos do Paço. Chegou cedo na Prefeitura, como costumeiramente fazia antes da eleição. Ele se licenciou por dois meses para tentar renovar seu mandato.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;