Economia Titulo Melhora
Cresce otimismo no setor de material de construção
28/11/2011 | 09:40
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O otimismo da indústria de materiais de construção sobre o fechamento das vendas internas aumentou neste mês ante o anterior, segundo informou hoje (28) a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O Termômetro Abramat, pesquisa realizada entre os associados da entidade, apontou que 69% dos empresários consultados avaliaram o desempenho do mês como bom e muito bom, ante 57% em outubro. Já para dezembro, 54% das empresas estão otimistas quanto ao fechamento das vendas internas no curto prazo.

Em nota, Walter Cover, presidente da Abramat, atribui o otimismo do setor ao tradicional aumento nas vendas do comércio no final do ano.

Com relação ao mercado externo, a sondagem mostra que 33% das empresas estão otimistas com o desempenho das exportações em novembro, uma leve alta ante os 30% em outubro. Para dezembro, a expectativa de otimismo é verificada entre 35% dos empresários.

O levantamento mostrou também uma elevação no total de empresas que declaravam ter boas expectativas em relação às ações do governo federal nos próximos 12 meses. Esse indicador subiu de 38% em outubro para 44% neste mês. O nível, no entanto, é bem menor que os 61% registrados em novembro do ano passado.

A intenção de investir nos próximos 12 meses também subiu, passando de 71% das indústrias em outubro para 72% neste mês. Em novembro do ano passado, a pretensão era de 76%.

Por fim, a pesquisa da Abramat mostra que houve uma ligeira queda na utilização da capacidade industrial no mês. Em novembro, este indicador caiu para 85%, após manter estabilidade no patamar de 86% por quatro meses consecutivos (de julho a outubro).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;