Política Titulo Votação
Boca de urna é proibida e recebe fiscalização da PM
Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
28/10/2012 | 07:41
Compartilhar notícia


A Polícia Militar estará atenta para coibir a boca de urna na porta dos postos de votação. A propaganda política, carreatas, comícios e prática de aliciamento e coação dos eleitores são ações proibidas no dia da votação.

Quem foi flagrado descumprindo a legislação pode ser preso (pena de seis meses a um ano) e terá que pagar multa de R$ 5.000.

No dia 7 de outubro, quando ocorreu o primeiro turno, 525 candidatos foram flagrados fazendo boca de urna em todo o Brasil, sendo 288 presos.

No Grande ABC, os postulantes ao Legislativo Zé Ferreira (PT de São Bernardo) e Vaguinho do Conselho (PSB de Diadema) foram encaminhados à delegacia, após terem sido flagrados fazendo boca de urna, mas foram liberados horas depois. Além da dupla de candidatos, 12 pessoas foram detidas em flagrante pela prática na região.

A Polícia Militar disponibilizou 4.100 homens no Grande ABC , para fiscalizar 326 locais de votação.

 

LIBERDADE

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, afirmou em pronunciamento oficial na noite de ontem que o eleitor deve ir às urnas com "a liberdade conquistada" nos últimos anos. Hoje, 31.725.967 brasileiros escolhem prefeitos de 50 cidades espalhadas por 20 Estados.

A comandante do TSE pregou a responsabilidade do voto limpo. As eleições municipais são a primeira da história em que a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, passou a valer.

Cármen destacou que o eleitor precisa ser crítico e não se apegar somente às promessas feitas pelos candidatos no período da campanha. "Deposite na urna o sonho da cidade na qual você quer viver. O seu voto é esse sonho começando a se tornar", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;