Memória Titulo Memória
É hora de deixar a Inglaterra

Mario Galuzzi e a aventura da Copa de 1966 na Inglaterra...

Ademir Medici
09/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mario Galuzzi e a aventura da Copa de 1966 na Inglaterra. A desclassificação prematura da Seleção Brasileira foi um duro golpe. Para que assistir aos demais jogos, já que o Brasil está fora? O dinheiro acabando. A falta de voos para o retorno. Como voltar?

Cambistas e jogatina

Texto: Mario Galuzzi

Com o Brasil eliminado, restava assistir aos outros jogos pela televisão do hotel. Como a Geotur (empresa de turismo) havia nos fornecido ingressos até as finais, choveu cambista oferecendo bom preço por eles. O dinheiro andava curto e o negócio foi vendê-los.

A jogatina no hotel rolava de manhã até a noite. Nos cassinos, a roleta, o bacarat, o 21 de banca, diminuía nosso saldo de dólares.

Começamos a nos apavorar em busca de passagens de volta. O prazo do hotel estava no fim. As empresas de aviação só tinham passagens para depois de 15 dias. Aí disseram que um certo voo estava com vagas, pois ninguém as aceitava. Era o voo reservado da volta da Seleção Brasileira.

Foi fácil entender a recusa dos turistas, pois havia ameaças de sabotagem espalhadas pelos jornais, além do medo da revolta da torcida que ficara no Brasil.

Todos os jornalistas famosos embarcaram no mesmo avião, entre os quais Tomás Mazzoni e Darci Reis.

Assumimos o perigo e embarcamos de volta com a Seleção.

Ao chegarmos ao Rio de Janeiro, constatamos um cordão de isolamento policial com uns 1.000 soldados, e o povo com uma gana em ‘abraçar’ seus heróis. Por fim, o avião da ponte aérea e o embarque para São Paulo, onde a calma era maior. A aventura da Copa de 1966 chegara ao fim.

As Copas do Tri

São Caetano, bairro Fundação. Ali acompanhei a final da Copa de 1958. Inesquecível. Levei cinco pontos na cabeça porque fui atingido por uma placa de propaganda que anotava o placar do último jogo: ‘Caracu informa: Brasil 5, Suécia 2’.

Fui parar no pronto-socorro. A noite foi linda, com centenas de balões. Além da vitória, era Dia de São Pedro.

Os curativos fiz na Drogaria Norma, no Centro de São Caetano, propriedade da ex-vereadora Olga Montanari.

Já o bicampeonato de 1962 comemorei na Rua da Liberdade em São Paulo. Participei de uma briga e fiquei marcado, graças à minha camisa amarela. Os rivais queriam se vingar. Corri da Liberdade até a Estação do Brás, rumo a São Caetano.

Finalmente o tricampeonato de 1970. Acompanhei pela TV, em Santo André. O jogo mais sofrido, tenso, foi contra a Inglaterra: Brasil 1 a 0. Gol de Jairzinho. O melhor em campo foi o goleiro inglês, Gordon Banks. Na final, um passeio: Brasil 4, Itália 1. O rei Pelé só faltou fazer chover na cidade do México.

João Rodrigues, ex-vereador de Santo André

Diário há 30 anos

Domingo, 8 de julho de 1984 – ano 27, nº 5565

Data – São Bernardo lembra a Revolução de 1932, com solenidades no Paço e nos cemitérios de Vila Euclides e Pauliceia.

São Caetano – Começam os festejos dos 107 anos da cidade.

Diadema – Banco Noroeste inaugura sua nova agência na cidade: Avenida Antonio Piranga, 568.

Especial 1 – O petróleo vai perder o seu trono. Está chegando o biogás. Reportagem: Cley Scholz.

Especial 2 – O cordel de Raimundo Nonato de Andrade, vencendo em São Bernardo. Reportagem: Marco Piquini.

Em 9 de julho de...

1884 – Estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo, chamados de estudantes de preparatórios, enviam petição à Câmara Municipal solicitando que se mudasse o nome de Rua da Glória para Rua Galvão Bueno, na Capital. O atendimento é imediato, só que o Legislativo deu o nome de Galvão Bueno à antiga Rua dos Estudantes, e não à da Glória. Galvão Bueno, nascido em São Bernardo, era professor e escritor. Faleceu jovem durante pescaria no Rio Tamanduateí.

1889 – Fundação da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.

1924 – Revolução paulista. Manchete do Estadão: há cinco dias a população de São Paulo, completamente isolada do mundo, assiste combates nos bairros; ocorre êxodo das famílias.

1974 – Ribeirão Pires abre concorrência pública para a remoção do morro Santo Antônio, que dará lugar a um centro cívico.

1994 – Morre o radialista Rolando Marques, considerado a voz símbolo do Grande ABC.

Hoje

- Dia do Soldado Constitucionalista, na data magna do Estado de São Paulo

- Dia do Protético

Capital Brasileira

Boa Vista, em Roraima, fundada em 9-7-1890.

Santos do dia

- Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Seu nome civil era Amábile Lucia Visintainer. Nasceu no Norte da Itália, em 1865, e com 10 anos acompanhou os pais que emigraram para o Brasil e se instalaram em Santa Catarina. Fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Viveu em São Paulo. Aqui morreu em 1942. Foi beatificada por João Paulo II em 1991 e canonizada em 2002.

- Agostinho Zhao Rong

- Nicolau Pick

- Everilda

- Anatólia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;