Esportes Titulo Contra o Figueirense
Grito de campeão embala Timão no Sul
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
27/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O grito que está entalado na garganta da fiel torcida pode sair hoje, às 17h, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, onde o Corinthians enfrenta o Figueirense pela penúltima rodada do Brasileiro. Basta ao Timão vencer os donos da casa e torcer para que o Vasco não ganhe do Fluminense, no mesmo horário, no Engenhão, para ecoar o grito de campeão, ou melhor, pentacampeão - 1990, 1998, 1999 e 2005.

A equipe paulista espera aproveitar a boa fase - vem de vitórias nos últimos três jogos, incluindo a virada (2 a 1) sobre o Atlético-MG, com o gol de Adriano aos 43 minutos do segundo tempo -, além do susto levado pelo Figueirense (goleado pelo Fluminense por 4 a 0 na rodada passada), para levantar o caneco.

Porém, em campeonato marcado pelo equilíbrio, não seria surpresa o Brasileirão conhecer o campeão somente na última rodada e com situações diferentes das de hoje.

O Figueirense ocupa o quinto lugar, último para se classificar à Libertadores, e precisa vencer para permanecer no G-5 e chegar à última rodada sem depender de outro resultado para conquistar a vaga.

E caso ocorra o triunfo catarinense, e o Vasco ganhe do Fluminense, a equipe da Cruz Malta assume a ponta com um ponto de vantagem para o Corinthians, que não dependerá das próprias forças na última rodada.

Segundo o zagueiro Paulo André, o Timão tem de pregar a humildade em Florianópolis. "Não podemos ter falta de concentração ou soberba, achar que está ganho. Se isso acontecer, só perdemos para nós mesmos", frisou.

O técnico Tite também prefere a cautela ao falar sobre o possível título, mas ressaltou a campanha corintiana, com direito até a palavrão. "Pqp, foi uma baita campanha! Tomara que nós consigamos coroar de êxito tudo isso aí. Com todo o respeito, foram 25 rodadas na liderança, mas falta bastante coisa. Ainda não conquistamos nada, mas esses são números consideráveis", recordou.

O treinador escalou Danilo entre os titulares no último treinamento - acompanhado de perto pelo presidente Andrés Sanchez - e pôs fim à dúvida quando à participação do também meia Alex desde o início da partida.

 

Levantar troféu fora de casa vira costume

Decidir fora de casa virou rotina no Corinthians, que nos últimos anos criou o costume de dar a volta olímpica na casa dos rivais. Dos oito principais títulos da história do Timão - quatro do Brasileiro, três da Copa do Brasil e um do Mundial de Clubes - cinco foram decididos longe da Capital.

No primeiro brasileiro, em 1990, o Corinthians venceu o São Paulo no Morumbi para a festa dos torcedores. Cinco anos mais tarde, a equipe garantiu o primeiro título (Copa do Brasil) longe de casa ao bater o Grêmio por 1 a 0, no Olímpico, com gol de Marcelinho Carioca.

O Corinthians venceu a competição mais duas vezes fora de seus domínios: em 2002, contra o Brasiliense, em Taguatinga (DF), e em 2009, diante do Internacional, no Beira-Rio.

Em 2005, o Corinthians sagrou-se campeão brasileiro mesmo com derrota por 3 a 2 para o Goiás, no Serra Dourada. No entanto, a principal conquista foi em 2000 no Mundial de Clubes da Fifa, ao vencer o Vasco, no Maracanã, nos pênaltis.

Além do Brasileiro de 1990, os outros títulos como mandante foram os das edições de 1998 e 1999 do Nacional, também no Morumbi.

E para os mais supersticiosos, em 2004, quando o Corinthians lutava contra o descenso, Tite assumiu a equipe justamente contra o Figueirense, no Sul, com vitória do Timão por 1 a 0.

 

Atacante e volante reforçam Figueirense no Orlando Scarpelli

O técnico Jorginho, do Figueirense, teve duas boas notícias para o confronto diante do Corinthians: o volante Ygor, que estava suspenso e o atacante Júlio César, lesionado.

O último é artilheiro do time catarinense no Brasileiro com 11 gols, enquanto o volante foi citado pelo técnico Jorginho como a principal ausência no confronto diante do Fluminense (derrota por 4 a 0).

Além deles, quem pode retornar é o meia Maicon, que será reavaliado pelo departamento médico momentos antes do jogo. Em contrapartida, o volante Túlio, que sofreu estiramento muscular na coxa esquerda, e o meia Elias, suspenso, são os desfalques. Coutinho e Fernandes serão os substitutos, respectivamente.

Com o time na luta por vaga na Libertadores, o Estádio Orlando Scarpelli estará lotado. "É sempre bom contar com o apoio porque isso motiva. Têm jogadores que, com certeza, crescem em campo com a motivação do torcedor", destacou Jorginho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;