Cultura & Lazer Titulo Jorginho Neto
Cancioneiro instrumental
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
14/10/2012 | 07:37
Compartilhar notícia


Quando começou a carreira musical, Jorginho Neto tinha 13 anos. Foi aos 19 que decidiu que a música seria seu caminho. Ele pincela influências de figuras precursoras do samba jazz como Edson Machado e Milton Banana para inspirar seu trabalho. O trombonista divide o tempo entre as big bands em que toca e mergulha na carreira solo e estreia com o primeiro disco. O estilo que o inspira dá nome ao disco (Independente, RS 25, pode ser comprado pelo site www.baratosafins.com.br), que chega recheado por seis composições.

Neto aposta no cancioneiro instrumental. Entre as canções uma leva a sua assinatura, 'Lia', uma homenagem à sua mãe. As outras cinco são de autoria de Marcos Paiva, Rubinho Antunes, Edson Sant'ana e Alex Buck, músicos que gravaram o álbum com ele. "Música instrumental no Brasil é muito complicado. Não tem apoio e nem mídia, mas eu aprendi a ser guerreiro com minha mãe", diz ele.

Orgânico, Samba Jazz levou um ano para sair do forno. Neto conta que o processo de trabalho foi trabalhoso. "Por ser independente, também virei produtor. Ligava para todos os músicos, organizava os horários e ensaios.". Ele revela ainda que o clima das gravações foi muito bom, pois só tinha músicos de qualidade e irmãos.

Apadrinhado por Raul de Souza, Neto diz que esse passo está sendo uma experiência maravilhosa e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. "Esse disco representa um filho. É uma fase importantíssima na minha carreira musical", afirma.

Além do trombone, contrabaixo, piano, bateria, saxofone alto, tenor e barítono, e trompete ilustram as músicas, sempre bem aparadas por ricos arranjos, como a faixa 'Pica Pau', que tem quarteto de trombones. Os músicos passeiam por texturas de jazz e acrescentam o groove às canções, como nas dançantes 'Alô Brasil' e 'Toninho Pinheiro'. Enquanto divulga esse álbum, Neto já pensa no próximo, que vem também com o desejo de ultrapassar a fronteira e criar laços profissionais fora do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;