Cultura & Lazer Titulo Manga
Doce e saborosa
Camilla Feltrin
Especial para o Diário
14/10/2012 | 07:31
Compartilhar notícia
Divulgação


Essa é a melhor época para comer manga. De outubro até janeiro, as mangueiras ficam carregadas nas plantações. No Brasil, as variedades mais comuns encontrada são as do tipo Bourbon, Rosa, Espada, Coqueiro, Ouro, Palmer, Haden e Tommy Atkins.

Segundo a professora Cinthia Roman Monteiro, docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, além do potássio, a manga contém valores importantes de Vitamina C e de betacaroteno, substância responsável pela cor amarelada. "Também é conhecida como pró-vitamina A porque dentro do nosso organismo a substância se transforma em vitamina A", explica.

O betacaroteno também tem propriedades anti-oxidantes e retinóicas, que retardam o envelhecimento e podem prevenir diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, entre eles o infarto.

No verão, a manga pode ser uma boa aliada para fazer com que aquela corzinha bronzeada dure mais tempo na pele das pessoas. "A fruta pode ser utilizada para prevenção do envelhecimento da pele e dar bons resultados para o bronzeado", afirma a nutricionista.

As frutas in natura costumam apresentar propriedades melhores que em sua versão congelada ou utilizada em pratos. "Se for consumido o suco, é aconselhável não adoçar, pois deve ser aproveitado o açúcar que a fruta já oferece", recomenda a profissional.

Ter o hábito de comer manga pode ser benéfico para imunidade e a visão. "A pró-vitamina A evita o desenvolvimento de doenças nos olhos, como a xeroftalmia, xerose da conjuntiva e xerose da córnea". De acordo com o relatório de Aquisição Alimentar Domiciliar, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), durante os anos 2008-2009 o consumo de manga anual per capita foi menor nas cidades do que no interior. A média de ingestão da fruta é de 10,7g nas áreas rurais contra 3,5g no ambiente urbano.

O Censo Agropecuário de 2006 relata que o Brasil produz mais de 400 mil toneladas da fruta por ano. De clima tropical, a região que mais cultiva a mangueira é o Nordeste.

RECEITAS

MANGA FLAMBADA COM SORVETE
chef Manuel Coto

ingredientes:
1/2 manga da espécie Palmer cortada em fatias com 1 cm de espessura
20 g de manteiga
100 g de açúcar
1 pedaço de casca de limão
1 pedaço de casca de laranja
150 ml de vinho tinto
50 ml de licor de laranja
50 ml de conhaque
1 bola de sorvete de creme

Modo de preparo
Coloque a manteiga, o açúcar, as cascas e a manga em uma frigideria com o fogo baixo. Acrescente o vinho tinto, o licor e o conhaque à mistura. Deixe ferver até atingir uma consistência mais firme.
Sirva a manga acompanhada por uma bola de sorvete de creme.

SENSUAL BRASIL
chef Eric Thomas

ingredientes:
1 manga Tipo Tommy Palmer
1 laranja
30 g de manteiga sem sal
300 ml de suco de laranja
15 g de cardamomo
200 g de açúcar
20 g de canela em pó
20 g de pimenta rosa
15 g de cravo da índia

Modo de preparo
Retire as cascas da laranja, lave e ponha para refogar com a manteiga. Em seguida, junte o cardamomo, o cravo, a pimenta rosa e a canela. Misture e deixe que fritem por alguns instantes. Junte o açúcar e deixe que caramelize para então acrescentar o suco de laranja. Aguarde até que ferva e reduza. Coe e reserve.
Montagem
Descasque a manga e corte em fatias no sentido vertical. Coloque a calda que está reservada em uma frigideira e deixe ferver.
Coloque as fatias da fruta para cozer e em seguida as disponha em um prato de sobremesa. Decore com folhas de hortelã e sirva.

BAVARESE DE IOGURTE COM CALDA DE MANGA DIET
chef Jurandir Meirelles

Ingredientes
600 ml de iogurte diet
300 ml creme de leite light
4 folhas de gelatina
12 gotas de adoçante
Para a calda:
1 manga
15 folhas de hortelã
6 gotas de adoçante
100 ml de água

Modo de preparo
Em um recipiente, misture parte do creme de leite com o iogurte. Depois, junte a outra parte do creme de leite com a gelatina derretida e as gotas de adoçante.
Adicione a mistura em recipientes individuais com cerca de 160 ml e leve à geladeira por duas horas.
Calda:
Em uma panela, coloque as folhas de hortelã, a manga picada, a água e o adoçante. Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos. Em seguida, leve à geladeira por uma hora.
Em um prato raso, desenforme a bavarese e acrescente a calda sobre ela. Sirva logo em seguida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;