Política Titulo São Bernardo
Reeleito, Marinho cai no forró

Candidato do PT obteve 65,79% dos votos válidos; Alex
Manente (PPS) amargou a segunda derrota consecutiva

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
08/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Noite de festa com forró em São Bernardo. Foi assim que o prefeito Luiz Marinho (PT) comemorou a reeleição, obtida com 65,79% dos votos válidos (261.339), tornando-se o primeiro petista a se manter no comando da cidade onde nasceu o partido. Alex Manente (PPS) obteve 30,94% dos sufrágios (122.924) e amargou a segunda derrota consecutiva na tentativa de governar o município.

"Foi uma vitória consagradora, como nós sempre falamos que era possível conquistar, e correspondeu à minha expectativa. Era frustrante nacionalmente para o PT ficar tanto tempo sem disputar para valer uma eleição em São Bernardo. A vitória de 2008 significou isso. Agora daremos continuidade ao trabalho", disse Marinho.

Recebido com festa por aproximadamente 3.000 pessoas, Marinho chegou ao palanque montado ao lado do QG da campanha petista, na Rua Tenente Sales, no Centro, ao lado da primeira-dama, Nilza de Oliveira, e do vice-prefeito, Frank Aguiar (PTB). "Passei a campanha com vontade de tomar uma (bebida alcoólica) e não podia, de cantar e não podia. Mas hoje eu posso tudo", desabafou Frank, que soltou a voz e cantou Morango do Nordeste para a multidão.

Durante o discurso de cerca de 15 minutos, Marinho enalteceu a parceria com o governo federal desde o início do mandato, em 2009 - primeiro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e desde o ano passado com Dilma Rousseff, ambos do PT.

O prefeito não perdeu tempo e já direcionou o olhar para as eleições para presidente e governador, em 2014. "Além de trabalhar para reeleger a Dilma, temos que atuar para tirar os tucanos do poder, que estão lá por muito tempo. Não serei candidato (a governador) em 2014, como disse o meu adversário (Manente), o que não significa que não trabalharemos para derrotar os tucanos. Não existe só o Luiz Marinho de liderança no PT", frisou o reeleito.

Exercendo seu papel de líder regional do partido, Marinho já projeta os passos para ajudar os correligionários Carlos Grana, Mário Reali e Donisete Braga, no segundo turno em Santo André, Diadema e Mauá, respectivamente. "Nesta semana vamos conversar com o comando de campanha dos companheiros para saber o que eles esperam de mim, como podemos ajudar e agregar Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano nesse processo. Mas com certeza temos condições de disputar para valer nas três cidades."

O prefeito encerrou a noite de comemoração saudando os populares. Apesar do clima de festa, Marinho assegurou que retomará hoje a rotina de trabalho no Paço, sem a pressão de conciliar campanha e governo.

Maioria na Câmara

Luiz Marinho comemorou o resultado na eleição para vereador, já que dos 28 eleitos para a próxima Legislatura, 20 integrarão a bancada governista. Desde o início da campanha, o petista mencionava que era "castigado" pela maioria opositora durante o primeiro ano de governo e que era fundamental ampliar a base aliada.

"É melhor ter maioria folgada do que uma Câmara dividida como tivemos em 2009", avaliou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;