Política Titulo Eleições 2012
Marinho entrou para a história, diz Lula

Para ex-presidente, prefeito cumpriu o que as pessoas esperavam dele no primeiro mandato

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
08/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou elogios ao prefeito Luiz Marinho (PT), para justificar por que o afilhado político deve comandar o Paço por mais quatro anos.

"O Marinho cumpriu aquilo que as pessoas esperavam dele, que passa para a história recente de São Bernardo como o prefeito que mais realizou em pouco tempo", disse Lula ontem, após votar na Escola Estadual João Firmino, no Jardim Lavínia.

Assim como em 2008, Lula foi acompanhado por Marinho, que votou às 9h15 no Jardim Irajá, próximo de sua casa. Para Lula, a situação do PT no Grande ABC para a eleição é considerada boa.

"Mesmos nas cidades em que nós podemos não ganhar, a performance do partido será boa. Mas temos chances concretas em todas as cidades para o pleito", completou o ex-presidente.

Para ele, o julgamento do Mensalão - suposto esquema de corrupção durante o seu governo - não reflete nas eleições municipais. "O povo é muito inteligente e sabe diferenciar as coisas. O povo sabe o que é um julgamento e o que é uma votação. O povo está querendo escolher um prefeito para cuidar da sua cidade."

Mesmo reconhecendo as chances de reeleição no primeiro turno, Marinho não escondia a ansiedade na manhã de ontem, quando abriu as portas do apartamento onde mora, no Jardim Irajá, para os presidentes dos 17 partidos que compõem seu arco de alianças.

Por cerca de meia hora, o prefeito conversou de forma descontraída com os aliados e posou para fotos. Apesar da ansiedade, o petista mencionou que as realizações de seu governo asseguravam a continuidade no Paço. "Vamos continuar investindo na cidade, mantendo a parceria que temos com o governo federal", garantiu o chefe do Executivo.

Marinho saiu de casa para votar às 9h, na Escola Estadual Carlos Pezollo, próxima à sua residência, acompanhado pela primeira-dama, Nilza de Oliveira, e do vice-prefeito, Frank Aguiar (PTB). No caminho, cumprimentou populares e foi provocados por militantes do PSTU, que gritavam: "Contra burguês, vote 16 (número da prefeiturável Lígia Gomes)."

No caminho feito pelo petista era possível observar muitas pessoas fazendo boca de urna, prática considerada crime eleitoral, situação que não incomodou o prefeito.

"As pessoas deixam para decidir (o voto) no último minuto. A ausência de boca de urna pode levar ao aumento de votos brancos ou nulos.Então, creio que isso não é um problema. Se algum eleitor se sentir incomodado, vai acionar a Justiça Eleitoral, que vai prender quem estiver fazendo boca de urna e está tudo certo", disse.

Na bronca

O funcionário público aposentado Pedro Damião Gomes, 72 anos, mora há 37 em frente à escola na qual Lula vota. Ele passou a manhã de ontem varrendo os santinhos jogados em frente ao seu portão. "Todo ano de eleição é a mesma coisa, já pensei até em vender minha casa", desabafou.

O aposentado revelou que votou em Alex Manente (PPS) para prefeito. "O Marinho não ofereceu nenhuma melhoria para os servidores públicos", emendou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;