Cultura & Lazer Titulo Reggae
Boa energia do Natiruts
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
29/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Nome que já virou referência no reggae brasileiro, o grupo Natiruts subiu ao Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro, e de lá despejou boa vibração e balanço. Isso está registrado no CD e DVD Natiruts Acústico (Sony Music, R$ 24,90 e R$ 39,90 em média), que chega agora às lojas e coloca fim ao hiato de três anos sem lançamentos.

Na nova empreitada a banda brasiliense aposta em releituras acústicas para suas composições. Do repertório do grupo saltam faixas bem conhecidas do público como Liberdade Pra Dentro da Cabeça e Natiruts Reggae Power. Lá também estão Groove Bom, Você me Encantou Demais, Au de Cabeça e A Cor. As duas últimas, para o cantor e compositor Alexandre Carlo, ficaram melhores do que as versões originais.

Além das autorais, grata surpresa é a presença de Pérola Negra, assinada por Luiz Melodia, que dá o ar da graça na apresentação. A canção faz parte do projeto Dub Tropical, em que Carlo fará versões para clássicos da MPB, pop e forró em ritmo reggae. "Pérola Negra estava no projeto paralelo. Todos gostamos dela, então puxamos ela para o acústico. Mandamos para o Melodia e ele topou participar", conta Carlo em entrevista ao Diário.

Quando surgiu a ideia de realizar o acústico, havia o plano de que fosse no Rio de Janeiro, mas ainda não se sabia a localização exata da gravação. O cantor conta que surgiu a opção de fazer no Mirante Dona Marta, uma reserva ecológica dentro da Reserva da Tijuca. Tiro certeiro para a fotografia encantadora, com a belíssima vista da Baía de Guanabara.

"O pessoal achou esse lugar. É uma reserva ecológica. Estamos em um bom momento e talvez isso tenha ajudado para a liberação da gravação no local. Foi a primeira vez que alguém gravou lá", conta.

A banda teve dois dias para o registro das imagens, 31 de janeiro e 1º de fevereiro. "Dia 31 choveu e ficamos apreensivos. O dia seguinte amanheceu com sol e deu tudo certo", diz. A plateia, limitada para cerca de 400 pessoas - por se tratar de uma reserva - acomodou a metade de fãs. A outra fatia de pessoas era da produção ou estava envolvida de alguma forma com a realização do trabalho.

Banda eclética, que mistura influências, o Natiruts tem como inspiração as coisas da rua. "Mesmo que não queiramos, você anda na rua e vê coisas da nossa cultura. Minha concepção de reggae não é restrita, abrange várias coisas. Acho que as músicas do Natiruts funcionam como antídoto para doenças modernas, principalmente da cidade grande, como a depressão."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;