Política Titulo
Salles projeta implantação da versão municipal do ProUni
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/09/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


Reiterando foco na Educação, o candidato ao Paço de Santo André pelo PDT, Raimundo Salles, se comprometeu a criar a versão municipal do ProUni (Programa Universidade para Todos), trocando imposto por vaga em instituições privadas de Ensino Superior. O projeto visa a concessão de bolsas de estudo para moradores, semelhante à proposta implementada, em 2004, pelo governo federal.

Em caminhada pelo Jardim Riviera e Represa, Salles projetou que o ProUni andreense resultaria no abatimento de tributos, em especial ISS e IPTU, no sentido de transformar esses recursos em vagas a munícipes. Os estudantes seriam selecionados por critério de nota e levantamento socioeconômico, provando não ter condições financeiras.

Pela proposta, todas universidades particulares entrariam no programa, o que, segundo Salles, poderia resultar em média na abertura de até 3.000 vagas anuais. Apesar de inovador na eleição de Santo André, o sistema não é novidade, pois já está aprovada por prefeituras de algumas cidades, como Jaguariúna (SP), Porto Velho (RO) e São Mateus (ES).

Salles prevê a implantação de amplo programa de estágio, por meio da Fundação Santo André. A Prefeitura faria permuta das mensalidades por trabalho em setores administrativos do Paço. "Essa proposta servirá para tirar mão de obra de ONGs, que seria suprida por essas parcerias", disse, acrescentando a intenção de abrir curso público pré-vestibular, vocacionado a moradores que tenham interesse em entrar na UFABC (Universidade Federal do ABC).

O prefeiturável criticou a ausência de projetos do governo Aidan Ravin (PTB) para resgatar a Fundação Santo André. "O prefeito até agora não redescobriu a Fundação, não deu nenhum rumo."

O pedetista avaliou que o fenômeno de expansão de jovens nas universidades se deve aos programas de incentivo, protagonizados pelo ProUni e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que concluíram o Ensino Superior no Grande ABC mais que dobrou em dez anos. Em 2000, a região contava com 121,9 mil graduados, passando para 281 mil em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;