Política Titulo Desinformada
PAC 2: ministra não
informa dados regionais

Com o balanço nacional do programa divulgado na terça-feira,
Miriam alegou não conhecer os números aplicados na região

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/11/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


 

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, não divulgou dados regionais do PAC 2. Com o balanço nacional do programa divulgado na terça-feira, Miriam alegou desconhecer os números aplicados no Grande ABC. Ontem, ela foi homenageada na Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras, em São Bernardo, evento sem presença de lideranças políticas do PT.

Miriam disse que "não tinha as informações de cabeça". O ministério justificou que ainda não possui filtro dividido por Estado e que o sistema será detalhado em 30 dias. Ao ser questionada, porém, sobre o relatório do PAC 1 na região, a Pasta não respondeu. Segundo dados da Casa Civil, fechados de 2007 a 2010, obras de Habitação e Saneamento da primeira edição do programa tiveram menos de 4% das ações concluídas no Grande ABC.

Desprovida dos documentos, a ministra recebeu o primeiro prêmio ‘O Construtor', oferecido pela entidade "por relevantes serviços prestados à comunidade", por meio do Programa de Aceleração do Crescimento no âmbito da habitação popular. Miriam defendeu que o projeto que incentiva a construção e aquisição de imóveis por famílias de baixa renda melhorou a qualidade de vida do povo, com investimento de urbanização de favelas, saneamento e, especialmente, drenagem. "São fatores importantes que os prefeitos sozinhos não teriam condições de resolver com recursos próprios. A contribuição está sendo dada e a região soube aproveitar as oportunidades", resumiu.

ELEIÇÃO 2012
Com reduto em Santo André, onde atuou no primeiro escalão durante o governo Celso Daniel (PT - 1997 a 2002), Miriam disse que sua contribuição na eleição 2012 ao lado do pré-candidato petista, deputado estadual Carlos Grana, deve ir para as ruas. "Vamos discutir na organização de campanha. Agora é fase de preparação do Grana e negociação com outras forças políticas para constituir coalizão. Espero que possa ajudar um pouco mais adiante."

A ministra adiantou que não tem agenda prevista para comparecer a ato político em Santo André neste ano, mas não descartou voltar à cidade ainda em 2011. O PT local montou estratégia para massificar o nome de Grana até fim de março para fortalecer a pré-candidatura. Entre as medidas adotadas está trazer diversas lideranças para levantar o braço do pleiteante, o que, teoricamente, lhe daria maior capilaridade eleitoral.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), única representação de peso político no evento, rechaçou qualquer chance de troca de candidato do PT caso a pré-candidatura de Grana não consiga decolar, atingindo margem média de 25% a 30%. "Em absoluto, não há possibilidade de Grana não ser o nosso candidato em Santo André."

 

Marinho anuncia dois corredores para interligar ao Metrô Leve

O prefeito Luiz Marinho (PT) anunciou que pretende implantar dois corredores em São Bernardo para dar acesso ao Metrô Leve, que vai ligar a Estação Tamanduateí do Metrô ao bairro Alvarenga. O petista espera que um dos projetos inscritos para angariar recursos do PAC Mobilidade seja aprovado pelo programa. Para o outro, a tendência é buscar alternativa de financiamento.

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), devem anunciar detalhes do projeto em dezembro.

O primeiro, que tem maior expectativa de conseguir o sinal positivo, visa passar pela Praça dos Bombeiros, Prestes Maia, Tereza Delta, José Odorizzi até a Estrada Samuel Aizemberg. O segundo inicia na Estrada dos Alvarenga, segue pela Robert Kennedy, chegando ao Largo Piraporinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;