Memória Titulo Memória
O Universo de Nova Petrópolis
Ademir Medici
04/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história do futebol de São Bernardo, o Clube Atlético Universo, sucedido pela Sociedade Esportiva Nova Petrópolis, esta de curta duração. São muitos acontecimentos, mapeados pelo pesquisador José Roberto Camargo.

E chega o EC Brasil...

Pesquisa: José Roberto Camargo

1. Os times foram formados também do relacionamento de amigos e vizinhos do bairro.

2. O primeiro campo ficava na Avenida Imperatriz Leopoldina, entre a Princesa Maria Amélia e a Princesa Francisca Carolina – hoje no local temos o Pronto-Socorro Odontológico e a Delegacia de Ensino.

3. A Prefeitura executou a terraplenagem da área da Imperatriz Leopoldina com a intenção de projetar o futuro Estádio Municipal no local. Era 1958.

4. O Estádio Municipal não foi construído. Instalaram-se aí os dois campos de futebol, que persistem. O primeiro destinado ao Estrela, o segundo ao Universo.

5. Os uniformes eram doados por empresários ou políticos, que se acercavam destas agremiações visando os frutos eleitoreiros, pratica usual até hoje.

6. Em seu nome, e com data de 1962, Alcides Zucher recebeu um diploma simbolizando a conquista, pelo Universo, do título de campeão da cidade em 1956, referente à Segunda Divisão de São Bernardo.

7. Na década de 1980, com o desaparecimento do Universo e do Nova Petrópolis, o campo de futebol foi cedido ao Esporte Clube Brasil, que veio da Rua Frei Gaspar – cujo campo foi cortado pela Avenida Faria Lima.

As Copas de 1962 e 1970

Inicialmente a minha mais antiga Copa foi a de 1962, quando eu, sozinho, aos 9 anos, com um excelente rádio portátil Philips, acompanhei as disputas no sofá de minha residência.

Mas a que mais marcou (e aí vale para a coluna) foi a de 1970, com 16 anos. O centro social de São Caetano era o prédio Vitória e havia lá uma renomada lanchonete.

Distribuíram pelo espaço três televisores, e ao se vislumbrar a possibilidade do Brasil conquistar o Tri, a empolgação foi crescendo e, consequentemente, o número de pessoas no local.

Ratificada a conquista, a alegria contagiante, o clima foi de tamanha emoção a ponto de muitas pessoas, de todos os seguimentos e atividades da cidade, serem arremessadas nas águas da fonte luminosa da Praça da Matriz, e aí não havia restrições. Homens, mulheres e a maioria jovens. Tive o privilégio de ser um dos primeiros.

Adauto Campanella

Santos do dia

- André de Creta

- Isabel de Portugal. Filha do rei Pedro III e da rainha Beata Constança, de Aragão. Casou, aos 12 anos, com dom Diniz, que foi rei de Portugal. Uma nobre, portanto, conhecida em Portugal como a Rainha Santa. Optou pela pobreza voluntária e a caridade.

- Natália

- Oséias

- Ulrico (Alemanha: 890-973). Bispo. Salvou a Alemanha de uma guerra iminente em 954. Na invasão húngara, organizou a resistência.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: PECADO. O ANO: 1980.

Visite exposição na Biblioteca Central da Umesp.

Até 31 de julho

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 4 de julho de 1984 – ano 27, nº 5561

Manchete – Aureliano (Chaves, vice-presidente da República) e Maciel (Marco, senador) rompem com o PDS

São Caetano – Prefeito Walter Braido busca empréstimo.

Festa no Miami 

Amanhã, mais uma jornada no Arraial da Alegria, no Parque Miami – Comunidade São Paulo Apóstolo. Tem forró e quadrilha junina. Anotem: Rua Pintassilva, 648 – perto do campo de futebol.

Em 4 de julho de...

1914 – Lucio Veiga exonera-se dos cargos de contador e diretor da Câmara de São Bernardo. Os dois cargos são suprimidos, “como medidas econômicas e pelo fato de serem dispensáveis”.

1969 – Randi, de Santo André, bate o Pinheiros e sagra-se campeão paulista de vôlei: 3 sets a 2 no ginásio do Defe, em São Paulo. Os campeões: Antonio Carlos Moreno, Décio Cataruzzi, Chico Anísio, Eloy Cataruzzi, Helinho, José Carlos Brunoro, Milan e Renato Romani.

- Antonio Carlos Ferreira, o Ferreirinha, deixa a presidência do Santo André Futebol Clube.

- Iniciada a construção do primeiro trecho do Metrô em São Paulo, para interligar as zonas Norte e Sul, do Jabaquara a Santana.

1974 – Palestra em São Bernardo anuncia construção de ginásio de esportes com capacidade para 600 pessoas.

Município Paulista

- Ibitinga. Elevado a município em 1890, quando se separa de Araraquara.

- Tanabi. Elevado a município em 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

Hoje

Dia do Operador de Telemarketing

Falecimentos

Alexandre D’Agostini

(São Caetano 1-4-1927 – 30-6-2014)

Xandu nasceu e sempre morou no mais antigo bairro de São Caetano, o Fundação, dali só saindo para trabalhar na indústria. E muito trabalhou, quase sempre na área de desenvolvimento de novos produtos industriais, em empresas como a Cerâmica São Caetano, Villares, Ford (Ipiranga) e General Motors, onde se aposentou.

E jogou futebol, desde o antigo Lazio, passando pelo São Cristóvão – onde era carinhosamente chamado de Capitão – e chegando ao São Caetano Esporte Clube, onde, além de atleta, foi conselheiro, diretor, vice-presidente, presidente (biênio 1985-6) e conselheiro vitalício.

Guardamos uma fita com o depoimento de Xandu, utilizado no livro sobre os 89 anos do São Caetano EC.

O coração corintiano de Alexandre D’Agostini não o impediu de enfrentar o Timão, quando defendeu a equipe B do Palmeiras.

Xandu parte aos 87 anos. Era filho de João e Maria D’Agostini. Deixa a esposa, dona Stefania, os filhos Alexandre, Ademir e Maria Aparecida, e sete netos: Breno Henrique, Alexandre Neto, Juliana, Ana Clara, Stefani e Carlinhos. Está sepultado no Cemitério São Caetano, em Vila Paula. A missa de sétimo dia será celebrada domingo, às 18h, na Matriz Velha do bairro Fundação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;