Política Titulo HABITAÇÃO
Donisete Braga promete regularizar todos os loteamentos

Petista visita morro do Chafic e projeta grande programa habitacional

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
12/09/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Símbolo do crescimento desordenado de Mauá ao longo das décadas, os 229 loteamentos irregulares da cidade despertam a atenção do candidato a prefeito pelo PT, Donisete Braga. Durante caminhada no morro do Chafic, ontem de manhã, o petista prometeu que, se eleito em outubro, irá regularizar todos os conjuntos habitacionais.

Para cumprir a meta, o prefeiturável recorre ao governo federal. Em visita recente a Mauá, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior (PT), afirmou confiar que Donisete apresentará bons projetos habitacionais e que o companheiro não perderá a oportunidade de captar recursos junto à União.

Entre os programas mantidos pelo governo Dilma Rousseff na mira do candidato está o Habitar Brasil, para o desenvolvimento de assentamentos precários. "Além da regularização, vamos remover as famílias das áreas de risco. Por isso é necessário um grande programa de moradias", projeta Donisete.

Segundo levantamento finalizado em julho pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Mauá possui 10.721 casas em áreas de risco, fruto da falta de fiscalização do poder público com as construções. Para inverter a lógica, o petista promete criar a coordenadoria de regularização fundiária e acelerar a concessão de escrituras. "Vamos transferir as famílias das encostas e monitorar para impedir outras ocupações irregulares."

No Chafic está inserido o morro do Macuco, onde quatro pessoas morreram após deslizamentos de terra no verão de 2011. A ideia de Donisete é urbanizar a região, assim como o feito no Jardim Oratório, que recebe R$ 68 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ação seria estendida também para os jardins Kennedy e Cerqueira Leite.

"Temos a estimativa de investir R$ 90 milhões para dar melhores condições de habitação aos mauaenses", declara o candidato. Ele não descarta convênios também com o governo do Estado, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

 

APOIO

Ainda ontem, Donisete Braga se reuniu com trabalhadores de empresas de gás do bairro Capuava. Na ocasião, manifestou apoio à campanha salarial da categoria, que reivindica 15,31% de aumento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;