Política Titulo Habitação
Luiz Marinho quer ampliar regularização
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
11/09/2012 | 07:28
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O prefeito de São Bernardo e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Marinho, pretende dar continuidade ao programa de regularização fundiária no município, cuja meta é legitimar 15 mil moradias até 2013. O objetivo do petista é de dobrar o número de regularizações até 2017.

"No próximo PPA (Plano Plurianual, que vai de 2013 a 2017) estabeleceremos as metas para (regularizar) no mínimo mais 15 mil residências, mas é possível acelerar para mais, estabelecendo uma meta mais audaciosa que essa", disse o prefeito.

Marinho não soube dizer o número de famílias do município morando em áreas não legalizadas, mas relatou que existem 165 loteamentos ilegais.

"Nossa cidade é uma grande irregularidade, inclusive condomínios construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e pelo município. Não houve nenhum outro governo que atacasse esse problema", criticou.

Além do plano para regularização fundiária, Marinho disse que a Prefeitura trabalha para evitar novos pontos de moradias irregulares.

 

DISPUTA DO TELEFÉRICO

Durante caminhada no bairro Golden Park, Luiz Marinho revelou que está dialogando com duas empresas interessadas em fornecer tecnologia para o sistema de teleférico que pretende instalar nos bairros montanhosos, como o Jardim Limpão, Montanhão, Alto da Bela Vista, na região do Parque São Bernardo e alguns pontos da Vila São Pedro. A contratação será feita por meio de licitação.

Segundo Marinho, competem uma empresa austríaca e outra italiana. Esta última responsável pela instalação de teleféricos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e Bogotá, na Colômbia.

"Me parece que são as duas concorrentes mais fortes, globalmente falando. Estamos estudando qual a melhor tecnologia. Há sistemas contínuos para o translado e outros que possibilitam integração", explicou.

A instalação dos teleféricos faz parte do sistema de Mobilidade Urbana que o petista pretende desenvolver, caso seja reeleito.

O objetivo é integrar todo o sistema, que inclui a Linha 18-Bronze do Metrô, projeto com participação majoritária do governo do Estado, 12 corredores de ônibus e o sistema de transporte fluvial para a região do pós-balsa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;