Política Titulo CULTURA
Reina quer reverter arrecadação de teatros às escolas livres

Proposta é que 40% da renda mensal dos espetáculos sejam constrapartida

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/09/2012 | 07:24
Compartilhar notícia


O candidato ao Paço de Santo André pelo Psol, Marcelo Reina, prometeu, caso eleito, reverter a arrecadação dos teatros municipais para financiamento de artistas locais por intermédio das escolas livres. Segundo a proposta, 40% da renda mensal de espetáculos realizados em fim de semana entrariam como contrapartida social. A iniciativa seria à parte do fundo cultural, com recursos já direcionados a outros setores do governo.

Reina prevê que é possível criar polo teatral e cinematográfico, fomentado pelas escolas livres e gerando economia na cidade. A ideia passa por utilizar os nove meses de lacuna da Vila de Paranapiacaba. Hoje há poucas atividades no local, como o Festival de Inverno. "O resto do tempo fica ocioso." Além disso, o socialista pretende criar a escola livre de música. Atualmente, há escola de cinema e vídeo, teatro e dança. "Formação de música é demanda antiga que queremos viabilizar."

Dentro da parte pedagógica, o prefeiturável projeta inserir atividades extracurriculares, como dança e músicas, nas escolas municipais. Com o projeto, o aprendiz das escolas livres comandaria as aulas dessas disciplinas alternativas na rede pública, que fariam parte da grade curricular.

O plano de governo socialista contém a construção de outra estrutura teatral na cidade, além de pinacoteca. O teatro seria nos mesmos moldes do Conchita de Moraes, localizado no bairro Santa Terezinha, com estudo para analisar a possibilidade de implementar espaço plano e deixar a manutenção mais barata. O equipamento está projetado para implantação na Vila Luzita, com cerca de 200 lugares. "A proposta de custo com toda engenharia gira em torno de R$ 1,4 milhão."

No Cine Teatro Carlos Gomes, Reina afirmou que fará a reestruturação do equipamento, retomando a concepção histórica do espaço, um dos mais antigos do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;