Política Titulo No vácuo
PSC busca lacuna deixada pelo PSDB

Em Sto.André e S.Bernardo, sigla tenta angariar votos de tucanos descontentes

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/11/2011 | 07:43
Compartilhar notícia


O PSC de Santo André e São Bernardo quer aproveitar a indefinição do PSDB em lançar ou não candidaturas aos Paços das duas cidades para capitalizar os eleitores às chapas que pretende registrar. Formado por ex-tucanos e integrantes do PMDB da ala mais conservadora do partido, o PSC espera a movimentação do PSDB para abocanhar votos de descontentes para as chapas no pleito de 2012.

A estratégia traçada pelos sociais-cristãos é aproveitar o vácuo deixado por falta de candidaturas tucanas nas cidades para se consolidarem na eleição do ano que vem. "Se o PSDB abrir mão de candidatura própria, vamos atrás das fileiras deles, porque temos passado no partido", comentou Fernando Longo, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e que trocou o PSDB para presidir o PSC em São Bernardo.

Na maior cidade da região, o PSDB se divide entre defensores da candidatura própria e sustentadores de apoio à pré-candidatura do deputado estadual Alex Manente (PPS). Presidente do diretório tucano, Admir Ferro se coloca como postulante ao Paço - hoje gerido por Luiz Marinho (PT) -, mas o deputado federal William Dib (PSDB) afirmou reiteradas vezes que aliança com Alex fortaleceria o projeto de oposição ao PT.

O PSC ainda não definiu o nome que encabeçará a empreitada em São Bernardo. Três políticos tradicionais são aventados: o ex-secretário de Assuntos Jurídicos Carlos Maciel; o ex-titular da Pasta de Habitação Ademir Silvestre; e Tito Costa, que governou São Bernardo entre 1977 e 1982 e foi vice de Walter Demarchi entre 1993 e 1996.

Em Santo André, a situação é semelhante. O partido referendou no fim de semana a pré-candidatura de Edgard Brandão, ex-superintendente da região Sudeste da Infraero e filiado ao PMDB por 20 anos - há quem diga que quer forçar a situação para indicar o vice na chapa do PT, encabeçada pelo deputado estadual Carlos Grana. Mas aguarda se o vereador Paulinho Serra (PSDB) conseguirá homologar seu projeto rumo à Prefeitura.

Paulinho conquistou, no começo de novembro, aval do diretório municipal para se inserir na disputa pelo governo de Santo André. Porém, enfrenta resistência da cúpula estadual tucana. Há prudência no plano de lançar a candidatura de Paulinho, principalmente porque parte do PSDB pretende permanecer no arco de aliança do prefeito Aidan Ravin (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;