Esportes Titulo UFC
Cigano curte título e cogita migrar ao boxe
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
22/11/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


Novo campeão dos pesos pesados do UFC, Júnior Cigano dos Santos ainda está relativamente distante do boom de popularidade massiva ao estilo do queridinho da mídia Anderson Silva.

Mas o posto como bola da vez no mundo das lutas obviamente transformou para valer a rotina do brasileiro. "A ficha ainda não caiu, mas tudo mudou", afirmou Cigano, em entrevista coletiva realizada ontem, em São Paulo.

Ao lado do treinador Luis Dórea, o lutador comentou sobre a lesão no menisco do joelho direito, adquirida dez dias antes da luta pelo título, o que por pouco não o forçou a abandonar o combate.

 "Foi frustrante esperar tanto e ter de lidar com a possibilidade de desistir", comentou Cigano. "Os médicos disseram que seria preciso cuidado, e assim mesmo, encarei o desafio. Na hora (da luta) não senti nada. E o Cain Velásquez (adversário vencido em apenas 64 segundos) parecia saber de alguma coisa. Ele não parava de chutar minha perna", brincou o campeão, que ainda realiza tratamento e aguarda para saber se terá de se submeter a cirurgia no joelho.

Considerado por muitos especialistas o boxeador mais eficiente do MMA, os planos futuros do lutador incluem também se aventurar no pugilismo, e com meta ousada em mente: os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. "Meu treino começa e termina com boxe. Minha prioridade é o cinturão do UFC, sem dúvida. Mas vou testar, será inevitável. Quem sabe não consigo medalha na Olímpiada do Rio de Janeiro (2016). Tudo é possível", vislumbrou o atleta.

Ex-mentor de campeões mundiais como Acelino Popó Freitas e Everton Lopes, Dórea se empolgou imediatamente com a nova possibilidade. Para ele, Júnior Cigano é peso pesado nato, mas com características de movimentação que poucos lutadores desta faixa de peso dominam.

"As adaptações do boxe para o MMA são complexas. Tem de tomar cuidado com bloqueios de chutes e quedas. Se ele já é acima da média com tudo isso junto, imagine quando for para o pugilismo tradicional. As chances de brilhar são enormes, tanto no profissional quanto no olímpico", completou.

Próximo desafiante sairá de combate no dia 30 de dezembro

O próximo adversário de Cigano no UFC sairá do combate entre o norte-americano Brock Lesnar e o holandês Alistair Overeem, na edição 141, de 30 de dezembro.

Focado atualmente na recuperação do joelho, o lutador brasileiro afirma não ter preferências. "Agora só vai aparecer gigantes pela frente, tenho de me preparar em dobro, triplo. Vai ser só pedreira", minimizou.

Conhecidos pelo porte físico avantajado, Lesnar e Overeem têm estilos diferentes de luta. O primeiro migrou do WWE (luta livre ou telecatch) dos Estados Unidos e rapidamente alcançou o título dos pesados no Ultimate. Na primeira defesa do mérito, perdeu o cinturão para Cain Velásquez (derrotado posteriormente por Cigano).

Overeem já deteve três títulos de organizações diferentes ao mesmo tempo: no Strikeforce (franquia secundária que pertence ao UFC), Dream (evento japonês de MMA) e K-1 (maior circuito de kickboxing do mundo).

O compromisso contra Lesnar no fim do ano marcará a estreia do atleta europeu - famoso pelas habilidades na luta em pé - no UFC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;