Política Titulo Tucanos
PSDB-SP faz pesquisa para focar em candidaturas fortes
Raphael Rocha
Do Diário do grande ABC
28/08/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


O PSDB estadual fará pesquisas de intenção de voto para definir em quais cidades da Região Metropolitana e grandes municípios do Interior destinará força política e financeira para alavancar candidaturas municipais. O levantamento vai determinar, por exemplo, em quais palanques o governador Geraldo Alckmin (PSDB) subirá na reta final da campanha.

No Grande ABC, o PSDB tem candidaturas majoritárias em três cidades: Diadema, com Maridite Cristóvão de Oliveira; Mauá, com Edimar da Reciclagem; e Rio Grande da Serra, com Gabriel Maranhão. Desses nomes, apenas Maranhão figura com possibilidade de vencer a eleição, de acordo com a segunda rodada de pesquisa realizada pelo Diário e divulgada no domingo.

Mas os olhares do Palácio dos Bandeirantes, na região, estão em empreitadas de aliados políticos. Com aval do tucanato estadual, políticos do PSDB das sete cidades costuraram acordos para ter empenho irrestrito de Alckmin na campanha. São os casos de Santo André, onde Raimundo Salles (PDT) aceitou Ricardo Torres (PSDB) como vice, e São Bernardo, onde Alex Manente (PPS) divide chapa com Admir Ferro (PSDB).

A avaliação da coordenação política do PSDB estadual é de que os recursos financeiros e a influência de Alckmin sejam direcionados a candidaturas com condições de vitória. Levando em consideração o estudo do Diário, Salles e Alex dificilmente contariam com peso político irrestrito do governador. Alckmin poderia até aparecer nos palanques desses candidatos, mas restringiria sua participação a uma aparição, provavelmente em ato regional.

Em outras cidades, o interesse está dividido. Em Diadema, apesar da candidatura de Maridite, há correntes do tucanato estadual que pedem apoio para a empreitada de Lauro Michels (PV), ex-tucano e com forte relação com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e com o secretário de Habitação, Silvio Torres (PSDB). Em Mauá, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) conta com predileção de diversos tucanos, a despeito da candidatura de Edimar.

Pelo Estado, duas cidades estão entre as preferidas do governador para as eleições municipais: Santos (com Paulo Alexandre Barbosa) e São José dos Campos (com Alexandre Blanco).

Outro cenário monitorado de perto é a eleição paulistana. Os últimos números da pesquisa Datafolha, do dia 21, acenderam o alerta na cúpula tucana e dividiu o PSDB. Em queda nos levantamentos, a prioridade na candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) é defendida por parte do tucanato paulista. Outro setor entende que a derrota de Serra vai enterrá-lo de vez na política, abrindo espaço para construção de unidade da legenda na busca da reeleição de Alckmin em 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;