Cultura & Lazer Titulo Música
Canto autoral

O pernambucano Paulo Neto estreia com o álbum 'Dois
Animais na Selva Suja da Rua' e defende lado intérprete

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
28/08/2012 | 07:38
Compartilhar notícia


Dois Animais na Selva Suja da Rua. Assim que ouviu o título da composição de Taiguara, Paulo Neto decidiu que esse seria o nome do seu disco. Sentiu-se um pouco assim, uma excelente voz para mostrar em um mundo no qual virtuosos intérpretes estão cada vez mais à margem. "Hoje o mercado é muito cruel, principalmente após essa onda de cantores/ compositores e compositores que viraram cantores, que não têm grande voz e estão na onda porque é hype, é cult. Entro no disco me defendendo como intérprete. Hoje em dia isso não é tão natural", pensa ele.

Pernambucano vivendo em São Paulo enquanto estuda faculdade de música, Neto viu tudo acontecer rápido entre o esboço do projeto do álbum e a sua realização.

Venceu o concurso 'Vale Cantar Noel', do Prêmio da Música Brasileira, em 2011 e chegou aos ouvidos do DJ Zé Pedro e do produtor Thiago Marques Luiz. Assim que se sentaram em um bar, resolveram gravar. "A gente precisava do disco rápido. O Zé Pedro achava que eu tinha que ter um trabalho para divulgar."

O repertório se armou entre o que o intérprete já tinha na manga e as ideias dos produtores. Belchior, Noel Rosa e sua parceira pernambucana Isabela Moraes já estavam no gatilho. Sérgio Sampaio , Odair José , Taiguara e Ataulfo Alves foram içados depois.

O resgate é precioso, passeia por pepitas que ficaram relegadas nas discografias dos compositores selecionados, como em 'Tudo Outra Vez', de Belchior; 'Sinto-me Bem', de Ataulfo; e 'Com Mulher não Quero Mais Nada', parceria de Noel com Silvio Pinto.

Mas nada descolado do agora. "Tem várias histórias que eu contaria, são canções que gostaria de ter escrito. Intérprete canta o que quer dizer, é um artista muito autobiográfico. Esse é um registro do meu momento, igual a uma fotografia. Daqui para frente não sei o que vai acontecer. Sou feliz, estou dentro desse trabalho."

Apesar de ter se mostrado com samba no primeiro contato com Zé Pedro e Thiago Marques, é com outras vertentes que Neto - que participou da primeira edição do programa 'Ídolos' no SBT - mostra sua força de intérprete. Os arranjos estão bem bolados, partem principalmente de baixo, bateria e guitarra e buscam novos elementos em cada canção. Desde o pop rock da faixa homônima ao disco, chegando à lírica 'Prova de Resistência', o caminho traçado pelo cantor foge das obviedades e pincela bons quadros da nossa música antiga com frescor e visceralidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;