Política Titulo Polêmica
Vídeo polêmico expõe candidato do PT

Gravação traz suposto acerto financeiro entre o secretário
de Governo da Prefeitura, Tite Campanella, e Edgar Nóbrega

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
27/08/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


O prefeiturável de São Caetano do PT, vereador Edgar Nóbrega, e o secretário de Governo da Prefeitura, Tite Campanella (DEM), são protagonistas de polêmico vídeo em que supostamente acertam bases financeiras em troca de apoio petista à gestão petebista. A gravação foi divulgada anteontem pelo candidato a vereador do PCdoB Eder Xavier em redes sociais na internet.

O diálogo entre a dupla envolveria a negociação financeira para Edgar vencer o PED (Processo de Eleição Direta) do PT, ocorrido em 2009, e assumir a direção do partido. Com isso, o vereador colocaria em prática relação tranquila entre oposição e situação. O petista aparece no vídeo e questiona Tite: "A pergunta básica que agente deveria fazer é: quanto custa ter o PT?" Em seguida, teria requisitado R$ 100 mil para garantir 600 votos de militantes. Tite replica: "O que a gente ganha com isso, qual é a nossa vantagem?". A resposta do petista é a seguinte: "O grupo que governa a cidade vai ter ou um aliado ou um adversário leal".

O secretário questiona ainda a possibilidade do retorno de Hamilton Lacerda aos quadros da sigla - afastado por suposto envolvimento na de compra de dossiê contra o PSDB em 2006. Edgar garante que não haveria possibilidade do retorno em sua gestão no PT. O receito provém do desempenho de Hamilton na eleição de 2004, o melhor performance da sigla na história da cidade, ao obter 32,1% na corrida pelo Paço.

Edgar assumiu a direção do PT em novembro de 2009 com 609 sufrágios e Hamilton voltou ao partido por influências superiores.

Eder Xavier, autor da divulgação, afirmou que o material - editado, com 17 minutos - chegou em suas mãos pelo correio. Tite seria o autor da gravação, mas teria perdido o material. Não se sabe a data do diálogo. "A intenção era divulgar esse vídeo mais para frente, mas ele (Edgar) exagerou ao dizer que o Paulo (Pinheiro, prefeiturável do PMDB) não está preparado para governar (a cidade)", argumentou.

Tite e Edgar não atenderam aos telefonemas do Diário. Por meio de assessoria, o prefeito afirmou que o secretário de Governo será convocado para esclarecer os fatos. A executiva municipal do PT se reuniu ontem para avaliar o caso. Edgar não compareceu. "O PT deve estar acima de tudo, por isso queremos explicações do Edgar", disse o candidato a vereador Ricardo Rios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;