Política Titulo Ribeirão Pires
Maria Inês promete terceiro projeto petista para Ribeirão
Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
24/08/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


A candidata do PT à Prefeitura de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares, que já projetou construir o CEU da Saúde (que funcionará como um centro de especialidades médicas) e três CEUs voltados para Educação, Esporte e Lazer, falou ontem sobre IP0a intenção de trazer um terceiro projeto petista para a cidade, caso seja eleita.

Desta vez, a proposta da prefeiturável é instalar um GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), instrumento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que pertence ao Ministério da Justiça.

A lei que prevê a criação desse espaço é de 2008, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupava seu segundo mandato no Palácio do Planalto. Na região a estrutura já está presente em São Bernardo, Diadema e Mauá - todos governos petistas.

"A nossa proposta é abrir um canal institucional de diálogo para que todos os poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, Polícia Militar, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e a sociedade civil, estejam lá para que possamos discutir as melhores soluções e o assunto que cada um cuidará."

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, no primeiro semestre deste ano o número de homicídios na cidade caiu 20% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Entretanto, os roubos e os furtos avançaram 10,6% no mesmo período. Diante do cenário, a candidata falou em usufruir, por exemplo, do monitoramento por câmeras para mapear as áreas onde há mais criminalidade. "O mapeamento já existe. A Polícia Militar e o próprio governo do Estado já têm os dados, por isso é preciso ter parcerias (com esses órgãos) para cruzar as informações e determinar as ações que cabem para cada bairro."

 

OUTROS CANDIDATOS

O prefeiturável Saulo Benevides, do PMDB, também visa implementar sistema de vigilância por câmeras na região Central e nas avenidas principais. Já o indicado da atual gestão para disputar o Paço, Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), prevê a criação de central de monitoramento por câmeras 24 horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;