Política Titulo Eleições 2012
Dilma só fará campanha
no 2° turno das eleições

Segundo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto
Carvalho, na 1ª etapa do pleito presidente gravará mensagens

Cadu Proieti
do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho (PT), que esteve em Santo André no sábado para campanha do candidato petista ao Paço andreense, Carlos Grana, afirmou que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), não irá se manifestar sobre as eleições municipais até o fim do primeiro turno. De acordo com o representante do governo federal, a chefe da Nação só entrará com apoio a prefeituráveis na segunda etapa do pleito.

"É pouco provável que a Dilma vá a alguma cidade no primeiro turno. Pode ser que faça algumas poucas gravações. Ela está se reservando para entrar forte na campanha do segundo turno", comentou o ministro. Carvalho não confirmou se a presidente virá apoiar alguma candidatura petista no Grande ABC.

Diferentemente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem raízes políticas na região, Dilma não possui proximidade com o conjunto de sete cidades.

Desde que assumiu o comando do País, em janeiro do ano passado, a única visita realizada por ela ocorreu no dia 5 de julho, quando participou da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) Alves Dias/Assunção, em São Bernardo, ao lado do prefeito, Luiz Marinho (PT), e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Miriam Belchior (Planejamento). Portanto, somente um ano e sete meses após assumir o Palácio do Planalto.

O que comprova a distância da atual presidente com o Grande ABC é que Lula, líder dos movimentos sindicais nos anos 1970 e 1980, veio à região pouco tempo depois de assumir a Presidência, em 2003. Em março daquele ano, compareceu pela primeira vez, em café da manhã realizado com os prefeitos da época para receber carta de reivindicações preparada pelo Consórcio Intermunicipal. Em maio, já tinha participado de quatro atividades oficiais na região.

O fato de o PT priorizar a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo pode dificultar ainda mais a vinda da presidente ao Grande ABC.

Mas, se a chefe da Nação vier ao Grande ABC no segundo turno será em Mauá ou Santo André, as duas únicas cidades que a pesquisa eleitoral divulgada pelo Diário no fim do mês passado aponta decisão na segunda etapa do pleito com presença de candidatos petistas.

LULA PRESENTE

O ministro Gilberto Carvalho, que é amigo pessoal de Lula, disse que o ex-presidente já o confidenciou que virá para a campanha petista em Santo André. "Evidentemente, será figura vista algumas vezes aqui no primeiro turno. O (Carlos) Grana (candidato do partido ao Paço) é espécie de filhote do Lula, então vai cuidar dele com carinho particular. Ele já me disse isso, que vai fazer tudo para o ‘Graninha' ser prefeito", comentou o representante do governo federal, que já fora secretário de Comunicação (entre 1997 e 2000) e de Governo (2001) da Prefeitura de Santo André nos governos Celso Daniel (morto em 2002).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;