Política Titulo SAÚDE
Saulo visa estadualizar hospital

Postulante ao Paço de Ribeirão Pires pelo PMDB deseja parceria com Estado para transformar complexo hospitalar municipal no terceiro equipamento de Sa

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Candidato ao Paço de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB) pretende transferir o futuro Complexo Hospitalar Santa Luzia ao Estado. A ideia é que o equipamento de Saúde seja gerenciado pelo governo paulista, sendo que o Executivo municipal só concederia o espaço de 15 mil m².

O hospital contará com 123 leitos e tem previsão de entrega para o ano que vem. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) - considerada primeira etapa do projeto - será aberta no dia 1º. A obra foi orçada em R$ 11 milhões. "O recurso humano seria do Estado. É uma ótima ideia, pois o complexo funcionaria como braço do (Hospital Estadual) Mário Covas (em Santo André), que recebe pacientes das sete cidades", analisa Saulo.

O Estado também cuida do Hospital Serraria, em Diadema. A reivindicação por um terceiro hospital regional consta na lista de principais demandas do Grande ABC elaborada pela bancada de deputados da região e pelo Consórcio Intermunicipal. Para o peemedebista, a parceria com Ribeirão casaria com a proposta.

Segundo levantamento feito pela equipe que elaborou o plano de governo do PMDB, cerca de 200 mil pessoas seriam beneficiadas. "Atenderíamos pacientes da nossa cidade, Rio Grande da Serra, Mauá e do bairro de Palmeiras (de Suzano)", afirma o prefeiturável.

Com o novo hospital, a Prefeitura pretende desafogar o atendimento do Hospital e Maternidade São Lucas, transferindo os 11 mil atendimentos mensais para a nova estrutura e deixando o equipamento exclusivo para partos.

Porém, Saulo acredita que, se o convênio com o Estado for viabilizado, o São Lucas poderá continuar funcionando como pronto-socorro e maternidade. "Os R$ 3 milhões (de custeio) que serão destinados ao novo hospital seriam encaminhados para o hospital mais antigo. Aplicaríamos os recursos integralmente, pois as instalações (do São Lucas) são boas", avalia o candidato.

 

POLÍTICA

O peemedebista garante que a busca pelo convênio com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) será feita antes mesmo de sentar na cadeira de prefeito. "Se ganhar a eleição no domingo (dia 7 de outubro), na segunda-feira estarei lá na porta propondo a parceria", diz Saulo.

Para conquistar o apoio do Estado, o prefeiturável reitera que lutará para que o PMDB apoie os tucanos num eventual segundo turno em São Paulo. "Dessa forma, ele (Alckmin) poderá abrir mais portas para Ribeirão."

O deputado federal Gabriel Chalita é o nome peemedebista na luta pela prefeitura da Capital, enquanto o PSDB lançou o ex-governador José Serra (PSDB). As pesquisas apontam o jornalista Celso Russomanno (PRB) na segunda etapa do pleito municipal.

A executiva nacional do PMDB afirma que composições devem ser feitas preferencialmente com o PT, principal sigla adversária dos tucanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;