Política Titulo Diadema
Zé Antônio e Renato do Geb pregam disputa branda em Diadema

Candidatos a deputado estadual minimizam concorrência ‘em casa’

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
23/06/2014 | 07:55
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Candidatos a deputado estadual por Diadema, o vereador José Antônio da Silva e o líder estudantil Renato Moreni Aires da Silva, o Renato do Geb, ambos do PT, adotam discurso de respeito mútuo às vésperas da disputa pela preferência do eleitorado. Os dois pleitearam vaga na Assembleia Legislativa em 2010, juntamente com a ex-vereadora Irene dos Santos e Joel Fonseca. Os dois últimos abriram mão de retornar às urnas neste ano e devem apoiar Zé Antônio.

Considerado sucessor do grupo político liderado pelo ex-prefeito diademense e atual secretário de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior, Zé Antônio tem conversas avançadas para formar a dobrada com Mário Reali, que não conseguiu a reeleição para o Paço diademense em 2012 e vai pleitear assento na Câmara dos Deputados.

Ao comentar a disputa com Renato do Geb, o parlamentar demonstra tranquilidade. “Não há problema. No momento em que a campanha eleitoral começar vou circular pela cidade, apresentando minhas propostas aos moradores de Diadema e da região”, argumentou.

Diadema conta atualmente com 322.853 eleitores. Apesar do número alto, o PT local não tem um deputado estadual desde 2008, quando Reali deixou o posto para disputar a Prefeitura. Hoje, com pouco espaço em seu reduto eleitoral, ele busca apoiadores fora para voltar à vida pública.

Com um discurso conciliador, Renato afirma que não compete diretamente com Zé Antônio por militar na área da Educação e Cultura. “Estamos na mesma cidade, mas isso não será problema para nenhum dos dois”, afirma o postulante, assegurando que está trabalhando em dobradas que vão lhe garantir visibilidade em outros municípios da região e também na Capital e interior do Estado.

CONCORRÊNCIA
Mas não é apenas com a concorrência interna que Zé Antônio e Renato do Geb terão de lidar. A cúpula do PT na região tem outros cinco nomes com potencial de vitória na disputa à Assembleia Legislativa: Luiz Turco (Santo André), Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (São Bernardo), e Paulo Eugenio Pereira Júnior (Mauá).

Candidata à reeleição, Ana do Carmo conta com forte base na região. Já Luiz Turco, Luiz Fernando e Paulo Eugenio são as apostas eleitorais dos prefeitos Carlos Grana, Luiz Marinho e Donisete Braga. Luiz Fernando é cotado, inclusive, para disputar a sucessão de Marinho em 2016.

Barba tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para manter a tradição petista de levar sindicalista para exercer mandato na Assembleia. O último representante foi Grana, em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;