Economia Titulo Carreira
Já pensou em estudar fora?

Com a chegada do meio do ano e a aproximação das férias de julho, muita
gente me pergunta se vale a pena aproveitar esse tempo para fazer um curso no Exterior

Cíntia Bortotto
09/06/2014 | 07:11
Compartilhar notícia


Com a chegada do meio do ano e a aproximação das férias de julho, muita gente me pergunta se vale a pena aproveitar esse tempo para fazer um curso no Exterior. Oportunidade como essa pode lhe oferecer a chance de conhecer outra cultura, pessoas diferentes e ver o que está sendo falado e pensado lá fora. Isso pode lhe ajudar bastante em sua carreira.

Você está pensando em desenvolver idiomas? Existem muitas boas escolas que oferecem desde inglês básico e intermediário até cursos de business english. Gosto da estrutura da Embassy CES, mas um bom agente de intercâmbio pode falar com bastante embasamento. Para aprender espanhol, sugiro viagem a países da América Latina, ou mesmo a Espanha. É possível encontrar programas básicos e voltados para negócios. Se você vai partir do zero para estudar o idioma, sugiro contato com o Colégio Miguel de Cervantes, que fica em São Paulo e é referência no aprendizado e na certificação de conhecimento na cultura/idioma hispânico.

Se for algo voltado à Tecnologia da Informação e engenharias, temos algumas faculdades que são referência, como o Instituto de Tecnologia na Califórnia, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a Universidade de Princeton, a Universidade de Berkeley California, a Universidade de Stanford, a Universidade de Cambridge, a Universidade de Oxford, a Universidade de Califórnia Los Angeles e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique. É possível entrar nos sites e verificar os cursos de extensão e pós que permitem acesso a estudantes de fora do País. Vale lembrar que, para Tecnologia da Informação, também são bem vistos cursos técnicos oferecidos pelos próprios fabricantes das tecnologias, como o Oracle, SAP, etc.

As universidades tradicionais dos Estados Unidos também se destacam em Humanas, mas Harvard dá lugar a Stanford. Barcelona vem se destacando como centro de estudos para arte e design, e algumas universidades na Alemanha, com destaque para a Humboldt Universität zu Berlin, também se destacam na área de humanidades.

Vá com milhas. Hoje, os programas de milhagens ajudam muito e fazem com que alguns sonhos possam se tornar realidade, ainda mais porque são vinculados a programas de pontuação de cartão de crédito.

Levo dinheiro, cartão de crédito ou cartão de débito? Diversifique as formas de pagar, assim você não anda com muito dinheiro, por questão de segurança. O cartão de débito em que você já credita moeda internacional comprada aqui é boa opção e tem sido recomendada pelos agentes de viagem.

Os retornos de estudar fora do País são significativos, principalmente se você traz no seu currículo programa de uma universidade referência para aquele assunto. Em geral, o mercado valoriza quem toma o risco de estudar em outra cultura, com todas as adversidades que tem este processo, desde o idioma até a coragem de ficar um tempo fora para ouvir o que vem sendo descoberto de mais novo na área. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;