Política Titulo Ribeirão Pires
Saulo Benevides vai tirar férias e nomeará vice

Prefeito de Ribeirão Pires tem rusgas com Lair da Apraespi, mas deixará Paço nas mãos dela

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
31/05/2014 | 07:11
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB) vai tirar férias nas primeiras semanas de junho. O peemedebista ainda não definiu a data certa em que se ausentará do Paço, mas já é certo que a vice-prefeita, Leo da Apraespi (PSC), com quem tem desentendimentos, assuma a administração enquanto o chefe do Executivo estiver afastado.

Será a primeira vez que Saulo se licenciará da Prefeitura desde que assumiu a cadeira, em 2013. No bastidor, comenta-se que a número dois do Paço estaria disposta a realizar mudanças no primeiro escalão caso assumisse interinamente a Prefeitura. Leo, no entanto, negou as informações. “Não tenho essa intenção, até porque serão poucos dias à frente do município”, afirmou a social-cristã, que alegou desejar apenas “dar sua cara à gestão” durante o tempo em que estiver respondendo pelo Paço. Leo também comanda a Secretaria de Educação.

Saulo rechaçou temer demissões de aliados. “Não tem por que isso ocorrer. Nós estamos trabalhando em sintonia”, frisou.

O artigo 44 da Lei Orgânica de Ribeirão determina que a vice-prefeita substitua o chefe do Executivo em casos de afastamento do cargo. O parágrafo terceiro do artigo 46 diz que Saulo tem de comunicar a Câmara, com dez dias de antecedência, a pretensão de sair de férias.

Em Diadema, a ausência do prefeito Lauro Michels (PV) causou polêmica nesta semana. O verde viajou para o Exterior e não comunicou o Legislativo. Pela constituição do município, Lauro teria direito a afastar-se do Parque do Paço por até 14 dias sem precisar avisar os vereadores.

Mas a oposição alega ter sido ilegal o fato de o verde incumbir o secretário Fernando Moreira Machado (Assuntos Jurídicos) de responder pela Prefeitura, e não a vice-prefeita, Silvana Guarnieri (PTB), ou o presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). A petebista também não poderia assumir o posto, já que saiu de licença médica. Ela é pré-candidata a deputada federal e se ocupasse a cadeira de Lauro ficaria inelegível para a eleição de outubro.

Diferentemente de Lauro, Saulo afirmou não ter planos de viajar para fora do País. “Por enquanto, devo ficar por aqui mesmo”, disse. Quando o peemedebista retornar do descanso, Leo também deverá tirar férias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;