Economia Titulo Faturamento
Micro e pequenas empresas têm alta de 10% nas vendas
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/08/2012 | 07:26
Compartilhar notícia


As micro e pequenas empresas do Grande ABC tiveram alta média de 10,3% no faturamento no primeiro semestre na comparação com mesmo período do ano passado, o que correspondeu a acréscimo de R$ 1,1 bilhão na receita real (valor das vendas, descontada a inflação), segundo dados divulgados ontem pelo Sebrae-SP. A região foi melhor do que a média estadual, que observou crescimento de 7,6% nos primeiros seis meses deste ano.

De forma geral, segundo o Sebrae-SP, a melhora das MPEs se explica pelo fato de o mercado de trabalho ter apresentado bom desempenho, com a ocupação e o rendimento dos brasileiros com evoluções positivas. Esse cenário favorece as vendas das micro e pequenas, em especial as de comércio e serviços. Essa última atividade se destacou em todo o Estado, entre os segmentos econômicos, também com alta de 10,3% no semestre, enquanto o varejo cresceu 7,2%, e a indústria, 2,6%.

NO MÊS - Em junho, frente a maio, houve retração nas vendas das MPEs tanto nos sete municípios quanto na média estadual. Na região, a queda foi de 10,3%, enquanto em todo o Estado houve recuo de 8,2%.

Isso ocorreu, de acordo com a consultora do Sebrae-SP Letícia Aguiar, porque junho teve dois dias úteis a menos e também porque, no mês anterior, o Dia das Mães é uma das mais importantes datas do comércio, o que puxa para cima as vendas das pequenas empresas.

PROJEÇÕES - O estudo da entidade divulgado ontem aponta ainda ligeira melhora nas expectativas dos microempresários. Enquanto em junho 31% dos entrevistados pelo levantamento apontavam crescimento dos negócios nos próximos seis meses, em junho esse percentual subiu para 32%. O índice dos que acreditam em manutenção do ritmo de vendas ficou estável, em 54%. Para Letícia, a tendência para o comércio e para os serviços é de expansão, por causa dos sinais favoráveis no mercado interno. Por sua vez, na indústria, permanecem incertezas quanto aos resultados, segundo a consultora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;