Política Titulo Criada há 15 anos
Ouvidoria inicia divulgação do seu trabalho

Ribas começa visitas a escolas para mostrar entidade que é conhecida por só 8% da população

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
15/05/2014 | 07:12
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A Ouvidoria de Santo André, chefiada por José Luiz Ribas Júnior, deu início ontem ao trabalho de visitas de escolas da cidade para se tornar conhecida pela população. Durante campanha para a eleição da diretoria, em janeiro, levantamento mostrou que apenas 8% dos munícipes têm ciência da existência da entidade, criada há 15 anos para servir de ferramenta para encaminhar demandas que não foram resolvidas pela administração pública municipal. O dirigente visitou a instituição particular Stocco, a primeira da série de palestras.

O trabalho deve percorrer as escolas públicas, municipais e estaduais, e particulares, segundo Ribas. À frente da entidade desde março, o advogado pretende fazer a peregrinação ao longo dos dois anos de mandato. “Esse trabalho de divulgação nas instituições de ensino fazia parte das minhas promessas (de campanha). A ideia surgiu porque o problema é chegar ao conhecimento da população, pois a credibilidade é satisfatória. Quem conhece tem confiança que funciona. Atualmente, o índice é de mais de 90% de resolução das reivindicações.”

Na experiência inicial, Ribas apresentou a atuação da ouvidoria a representantes de classe da Stocco. Foram 32 alunos, entre 8 e 14 anos, da 3ª a nova série do Ensino Fundamental, que acompanharam a reunião. Ao fim do encontro, o palestrante pediu que os estudantes levem a informação para a sala de aula e dentro de casa, disseminando o trabalho realizado pelo órgão. A entidade marcará nova audiência em cada escola para receber o retorno da instituição, com dúvidas, sugestões ou reclamações de serviços prestados na cidade.

Os alunos admitiram nunca ter escutado falar da ouvidoria. Marina Batistela, de 12 anos, soube ontem pela primeira vez sobre o órgão. “Achei que era só (reclamações) na Prefeitura, não sabia que tinha outros caminhos. É interessante divulgar esse tipo de serviço que fica à disposição da população”, disse a estudante, do 8º ano. A ouvidoria acata apenas os pedidos feitos depois que o munícipe protocolou a demanda no Paço. Caso o requerimento não seja respondido no prazo estipulado, a entidade pode ser acionada para encaminhar a demanda.




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